Seguidores

Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Como Ligar Um Acendedor De Cigarros Em Seu Carro.

Bom, um amigo me mandou uma mensagem dizendo que estava com dificuldades em ligar o acendedor de cigarros em seu Peugeot, neste caso eu me baseio no 206, fiz agora pouco esse pequeno tutorial a fim de começar o passo a passo no qual continuarei amanhã pois agora a noite não tem como, então vamos lá.


Esse é um acendedor de cigarros universal vendido em lojas de auto peças, no Peugeot 206 é diferente dos terminais que são 3 no fundo do acendedor, no meu caso comprar um acendedor universal é mais barato do que o original e faz  a mesma coisa.



1ª PASSO

* Retirar o acendedor original no local onde está instalado, é uma merda das grandes, mas com jeito a gente consegue, no console eu retirei o que pude a fim de ter acesso, também removi o guarda pó do câmbio e com isso pude mexer com o chicote original do carro.

* Depois de retirado o acendedor ( de repente você terá que dar uma pequena quebradinha nele a fim de que sai mais facilmente), desconecte o chicote e corte o terminal original pois já não serve mais.

* Existe 3 fios ali, um é alimentação direta positiva do acendedor, o outro é negativo tanto para o acendedor como para a lâmpada de cortesia, e o outro que é mais fino é o positivo da lâmpada de cortesia.

* Você vai precisar de um multímetro e também uma pequena lâmpada de teste, para identificar os fios, caso não tenha vamos lá assim mesmo.

* Veja: Chicote original do carro 3 fios nas cores: cinza..................positivo da lâmpada
                                                                vermelho............positivo do acendedor
                                                                amarelo/verde...negativo do acendedor

* Ligue o positivo do acendedor no fio vermelho do chicote
  Ligue o negativo do acendedor no fio amarelo e verde
  Ligue o fio preto da lâmpada de cortesia no fio amarelo e verde do chicote
  Ligue o fio preto da lâmpada de cortesia no fio cinza do chicote

* Conecte tudo com terminais e passe fita isolante em tudo a fim de não fazer curto em alguma coisa
* Uma dica quando eu fiz isso eu desliguei o cabo da bateria ou talvez você faça fio a fio a fim de não fazer curto nos fios, quando desliguei a bateria do peugeot eu segui um conselho de um mecânico o qual dizia para fechar todas as portas e retirar a chave do contato e só assim desligar a bateria e na hora de ligar a mesma coisa, a fim de evitar que o módulo entre em modo ECO.

* Bom amigo seguindo esse passo a passo acho que vai ser fácil, ah mais uma coisa na hora de colocar o acendedor novo ele não entra pois a lâmpada de cortesia é  moldada junto com o acendedor  o ideal é retirar o console onde fica a alavanca do freio de mão, acendedor de cigarros, o cinzeiro, os botões do vidro elétrico e como eu não estava a fim de fazer isso e também queria ver a lâmpada acessa eu fiz uma pequena abertura para a passagem da lâmpada e no meu ver ficou bom.

* Outro dia posto algumas fotos no carro do acendedor a fim de  que todos possam ter uma visualização de como ficou, obrigado a todos e espero que ajude. 

24 comentários:

  1. Muito Obrigado! Valeu mesmo! Vou lá consertar, pq liguei errado. Liguei o fio preto fino no negativo e o positivo no positivo, liguei um farol de milha e ficou fraco. Abs

    ResponderExcluir
  2. "*Ligue o fio preto da lâmpada de cortesia* no fio amarelo e verde do chicote
    *Ligue o fio preto da lâmpada de cortesia* no fio cinza do chicote"
    Como assim? vai ligar o fio preto da lampada tanto no positivo como no negativo? acho q vc escreveu errado ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok vou tentar explicar melhor.

      Quando comprei o acendedor esse mesmo da foto sendo vermelho pois achei no ML, nesse acendedor universal pois serve pra todos os carros, nesse acendedor existe dois fios que já vem ligados a lâmpada de cortesia que vai um vermelho e outro preto sendo:

      * Fio preto do acendedor = negativo da bateria ou carcaça do carro.
      * Fio vermelho do acendedor = positivo da bateria.

      No chicote do meu peugeot encontrei três fios sendo:

      * Cinza (positivo)= é ligado ao positivo da lâmpada de cortesia ou seja no fio vermelho.

      * vermelho (positivo direto)= é alimentação contínua do carro.

      * Verde/amarelo (negativo) = é ligado ao fio preto da lâmpada de cortesia que é negativo.

      Depois você terá que identificar no acendedor os dois terminais que sobraram, olhando-os por baixo você verá um no centro e outro ligado a carcaça do acendedor (veja as fotos), sendo assim:

      * terminal do centro liga no fio vermelho do chicote (no meu caso esse fio não tinha corrente e liguei na bateria adicionando um fusível de 15A) caso funcione tudo bem.

      * terminal lateral ligado a carcaça o mesmo fio preto que é ligado ao verde/amarelo do chicote.

      Amigo se eu puder te ajudar mais é só postar uma mensagem, e outra coisa eu tive que cortar o conector do chicote pois esses acendedores universais suas ligações são através de soquetes ou encaixes.

      Excluir
  3. valeu cara me ajudou muito que deus te abençoe abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Luis que o Senhor Jesus possa sempre trabalhar em nossos corações.

      Excluir
  4. Cara vc esta de parabens ,e me ajudou muito e que Deus pai abençoe sua vida obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Luis que o Senhor Jesus possa sempre trabalhar em nossos corações.

      Excluir
  5. Fala, amigo. Queria saber se pode me ajudar.

    Meu Palio Fire veio sem o acendedor de cigarros / tomada de corrente.
    Comprei um acendedor universal pra eu mesmo instalar, só que fiquei
    com problema pra fazer as conexões.

    Os polos já estão identificados, dois pinos para o acendedor, dois
    cabos para a luz de cortesia. Só que, pelo manual, o acendedor
    está no mesmo circuito que o eletroventilador (19 - 30 A), já a
    iluminação da tomada de corrente está no circuito de luzes de
    posição (8 - 10A).

    Queria fazer a instalação direitinho, até para que a luz de cortesia só
    acenda quando eu ligar a lanterna do carro (assim como todas as
    outras luzes do painel) e, por uma questão de segurança, que o circuito
    que contiver o acendedor de cigarros seja protegido com um fusível adequado.

    Você sabe identificar os fios de cada um destes circuitos quando eu abro
    o painel pelo cinzeiro, com cores devidas e onde estão ligados?

    Agradeço se puder ajudar.

    Abraço.

    Pedro de Faria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Pedro, quando eu fiz o post foi para o peugeot 206 e sendo Fiat eu não saberia te dizer de cara, mas existe um plug ou fios no lugar do acendedor de cigarros antigo? Se puder enviar-me uma foto seria bem melhor, mas nem tudo está perdido a Fiat tem um site voltado para reparadores, reparadorfiat.com.br faça seu cadastro e terá uma infinidade de material mecânico e elétrico, boa sorte, se me mandar uma foto eu posso lhe ajudar.

      Excluir
    2. Opa. Consegui ontem. Fiz um rabicho com uma lâmpada e fui testando todos os fios ali do painel. Encontrei o os circuitos e até fiz a instalação separado, luz de cortesia acendendo junto com as luzes do painel e o acendedor/tomada em paralelo com o eletroventilador. Tá funcionando, carregando celular e acendendo cigarro.

      Agora, muito obrigado pelo site da Fiat. Várias peças que não encontro em lojas já tô pensando em encomendar lá.
      Muito boa a dica.

      Obrigado pela atenção.
      Abraço!

      Pedro de Faria.

      Excluir
    3. Lembrando que o site reparador fiat é como se fosse uma apostila técnica sobre os carros da marca, agradeço por visualizar meu blog e parabéns pelo sucesso!

      Excluir
  6. Olá ,
    meu gol tem um pugle que vem debaixo do sóle e meu acendedor com dois fios ,um preto e outro vermelho de cortesia com uma lampada, posso elimimar esses fios vermelho e preto com a lampada e conectar diretamente o acendedor pra usar como carregador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só respeitar a ligação acima, preto = negativo, vermelho = positivo.

      Excluir
  7. e como ligar no palio 2001 fire ?
    o meu carro não tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro você tem que achar um espaço para ele e com uma serra copo na dimensão exata fazer o buraco, e os fios ligue direto da bateria com um fusível 15A o único inconveniente nisso é que qualquer coisa ligado nele mesmo com o carro desligado irá consumir a bateria o ideal é no pós chave da ignição (terminal 15). Pode ligar também no positivo do rádio.

      Excluir
  8. Ola boa noite eu gostaria de instalar um acendedor de cigarro no meu gol quadrado sera que alguém pode me ajudar. Ele não tem a fiação do acendedor eu vou ter que puxar da bateria e da Luiz de cortesia não sei na onde ligar e o fusível em qual fio eu coloco se alguém poder me ajudar eu agradeço .o acendedor e para carregar celular

    ResponderExcluir
  9. Boa noite quero colocar um acendedor de cigarro no meu gol quadrado para carregar celular so que não tem nem uma fiação. Vou ter que puxar da bateria e da cortesia. Não sei onde ligar e em qual fio eu devo colocar o fusível se alguém me puder me ajudar por favor agradeço

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todo eu quero colocar um acendedor de cigarro no meu gol quadrado mais não tem nem uma fiação eu vou ter que puxar da bateria e não sei em qual vai o fusível e tambem não sei na onde vai os fios da luz de cortecia do acendedo alguém poderia me ajudar por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, na chave de ignição tem um terminal com inscrição "+15" ali você deve ligar o fio com um porta fusível que irá colocar também para proteção do circuito o fusível pode ser de 15A pois em média esses acendedores aguentam até 180W de carga.

      Excluir