Seguidores

Páginas

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Trocando as hastes do trambulador no câmbio do Peugeot 206.

Um dia desses meu irmão saiu com o carro dele e ficou parado pois o câmbio ficou em 4ª marcha e não saiu mais, verificou que uma das hastes do trambulador se soltou.


São as de número 3 no desenho acima.


Como retirar as hastes: para retirar é fácil, afrouxe as abraçadeiras do filtro que são duas, uma está junto com a TBI e outro no meio entre o filtro e o duto para TBI conforme ver nas fotos, retire esse duto e com uma ajuda de uma iluminação verá que as hastes ficam abaixo da TBI, é possível retirá-las repare na posição delas, elas são do tipo encaixe fazendo uma pressão elas se soltam facilmente,


Veja na foto acima que as setas são as abraçadeiras e o sistema de ar.

Colocação das hastes: a colocação e montagem final é o inverso da desmontagem, seria ideal ter acesso por baixo do carro se for fazer isso lembre-se de deixar o carro com apoio pois nunca é bom confiar totalmente em macaco para levantar o carro, eu levantei o carro e lá em baixo tem o motor e o subchassi e tem um pequeno acesso entre eles que dá pra ver os encaixes das hastes com a ajuda de uma pessoa um posiciona a haste e o outro com uma pequena alavanca empurra para o encaixe, eu fiz isso sozinho por ajuda de Deus, mas levei uns 15 minutos foi fácil, depois de montadas monte tudo.

O bom disso tudo que a gente não levou ao mecânico e gastamos somente com R$80,00 o valor das duas, veja que existe uma haste maior que fica em cima das duas menores se a maior estiver saindo com facilidade é bom trocar o mais breve possível, as hastes menores ficam na horizontal e nunca cruzadas ok?  E outra coisa para retirar aquela mangueira que fixa no duto de ar é só apertar o encaixe amarelo que solta.

18 comentários:

  1. Muito bacana esse seu blog...
    Parabéns!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dizem que o câmbio do 207 não usa hastes mas cabos, e por isso é mais macio e preciso na troca de marchas. Será que é possível colocar esse sistema do 207 no 206?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo eu não sei qual versão do 207 saiu com "cabos" mas até onde eu sei ele usa o mesmo princípio do 206 que são hastes, para que as marchas fiquem como saíram de fábrica é preciso embuchar ou trocar todo o sistema de alavancas desde do trambulador no pé da alavanca de câmbio até as hastes e isso fica caro, obrigado por visualizar o blog.

      Excluir
  3. Eu queria saber se tenho que remover o óleo do motor peugeot 206 1.6 16v para poder trocar o interruptor de pressão do óleo motor ( Cebolinha )???

    ResponderExcluir
  4. Eu queria saber se preciso remover o óleo do motor peugeot 206 1.6 16v para poder trocar o interruptor pressão do óleo motor ( Cebolinha )????se alguém puder me dizer eu agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo faça-o com o motor frio de preferência pois assim todo o óleo está depositado no carter do mesmo e você não terá grandes problemas.

      Excluir
  5. Colega, gostei das dicas, gostaria de saber se antes da marcha dar problema, se tinha algum sintoma, como folga na alavanca, ou algo do tipo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A folga é algo que o 206 sempre tem mas existe os excessos que incomodam muito e somente trocando o sistema que irá ter bons resultados, não adianta meia sola vá trocando aos poucos e o carro ficará bom.

      Excluir
  6. ola amigo tou com o kit de haste danificada do peugeot 206 1.0 16v ano 2003 mas não esta facil encontrar estas peças todas que eu comprei o vendedor disse que da certo no referido peugeot mas na hora de colocar entra sem pressão e fica todas frouxas varios me aconselham a comprar dando os mm para o vendedor e mesmo assim não da certo , tem algum codigo ? para as referidas peças do fererido peugeot ? abraço meu email , jucemarjucemar_2015@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Código tem sim mas não disponho comigo aqui no momento mas após a colocação ele fica bamba pois o pino bola passa pelo orifício da haste e fica alojado dentro da mesma, com relação a comprimento das hastes isso só deixa o engate mais longo ou mais curto. Se mesmo assim ao colocar as hastes e elas pularem sozinhas seus encaixa principal o pino bola está ruim e infelizmente você tem que substituir.

      Excluir
    2. Baixe o catalogo de peças nesse link:

      http://vitrinecars.blogspot.com.br/search/label/Cat%C3%A1logo%20de%20pe%C3%A7as%20Peugeot%201.6%208V%2F1.6%2016V%2F%201.4%208V%20e%201.8%208V

      Veja mais informações nesse link:

      http://vitrinecars.blogspot.com.br/search/label/206%20de%20A%20a%20Z%20kit%20trambulador

      Obrigado por visualizar o blog.

      Excluir
  7. Cara, vc salvou minha vida, parei numa Estrada no nada, sorte que tinha 3g e seu blog, escapou uma das hastes, séc ter estourado aquela borracha, encaixei no lugar, prendi com fita helleman ( famoso esgana gato) e cá estou, na segurança da minha casa, amanha vou levar no mecânico pra trocar as buchas ( se tiver como ), nem sei como expressar minha gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo eu criei o blog com intuito de ajudar outros colegas que também possam passar por situações iguais ou semelhantes as minhas, fico feliz por te ajudado.

      Excluir
  8. Oi! Estou precisando trocar essas astes no meu Peugeot. Vc colocou a peça original vendida na concessionária ou a paralela do Mercado Livre? Está durando até hj? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei em uma loja na Penha/RJ e foi paralela as menores a maior comprei original duraram um bom período meu irmão que também tinha um 206 trocava uma vez ao ano pois ele ia pro trabalho todos os dias e andava 150 km por dia de segunda a sabado.

      Excluir
  9. Show de bola, vou trocar as minhas, pois estão muito folgadas.
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa tarde , eu gostaria de saber se essa bola da alavanca fica dentro do elo pq elo prende ela com alguma buxa ou ela fica presa pq as hastes pequenas prendem ela no varão?

      Excluir