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domingo, 8 de junho de 2014

Vareta de nível de óleo e troca de lubrificante do motor.

Hoje descobri algo que poderia comprometer o funcionamento do motor do meu 206, troquei o óleo ontem e foi seus "2,5 litros" isso mesmo é a quantidade que tinha de óleo no 206 e ele nem vaza óleo, quando comprei o carro já faz uns dois anos nunca troquei pois sempre soube que o antigo dono fazia isso muito bem, mas sempre olhando o nível da vareta pois marcava ou pouco abaixo do nível máximo coisa que sempre fiz com meus carros anteriores mas ao consultar o site da Tecfil (clicando aqui você será redirecionado ao site) vi que o cárter cabe 4 litros, então sei que minha vareta não marca certo que provavelmente se trata de um outro carro, nesse momento o que tem de óleo no motor é seus 2,5 litros que troquei falta ainda 1,5 litros para chegar ao nível correto, vou colocar mais 0,5 litro apenas ficando com 3 litros até providenciar uma nova vareta, não gosto de deixar o motor no nível máximo, bom problema a parte vamos a troca do óleo.


A primeira coisa é colocar o carro em uma posição favorável pois meu 206 é baixo com seus 1432 mm de altura originais argentinos, e soltar a porca do cárter que retém o lubrificante.


A porca eu retirei sem esforço com uma chave 24 mm de estria e está bem judiada parece que tentaram retirar com uma talhadeira, coisa de cavalo mesmo.



O ideal seria essas chaves Torx a T50 mas como a porca já está surrada a chave não deu conta, alguém pode está pensando por que tanto tempo com o carro e nunca fiz a troca de óleo? Porque quando comprei o carro o ex-dono já havia trocado tanto o lubrificante quanto o filtro e eu rodo pouco com ele pois em percursos longos saio mais com um outro veículo 1.0 por questões de economia.

Filtro colocado novo da Fram ele é 1 milímetro mais comprido do que o Tecfil.


Filtro retirado.



Procurei por esse que é o recomendado mas coloquei o da Lubrax pois estou acostumado a trabalhar com a marca lubrax  já bastante tempo e nunca tive problemas com ele, troco sempre com 5000 km independente da marca sempre aos 5000 nem mais nem menos.



Óleo usado Lubrax semi-sintético, poderia ter usado um melhor? Poderia sim mas quem troca com 5000 pode usar um similar.


Utilizo uma vasilha grande para recolher todo o óleo sem pingar no piso da garagem se não a Dona Maria reclama, rs rs


Depois que o óleo esgotou troque o filtro e coloque o bujão do cárter no lugar sem muito esforço, passe um pouco de óleo na borracha do filtro novo para facilitar o rosqueamento.

É isso a troca é fácil e você precisa de uma chave torx t50 ou estria 24 mm, se tiver um chave para tirar filtros também facilita a vida pois alguns filtros "colam" e só saem com muito esforço ou enfiando uma chave de fenda no mesmo e forçando no sentido anti-horário.






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