A primeira coisa é colocar o carro em uma posição favorável pois meu 206 é baixo com seus 1432 mm de altura originais argentinos, e soltar a porca do cárter que retém o lubrificante.
A porca eu retirei sem esforço com uma chave 24 mm de estria e está bem judiada parece que tentaram retirar com uma talhadeira, coisa de cavalo mesmo.
O ideal seria essas chaves Torx a T50 mas como a porca já está surrada a chave não deu conta, alguém pode está pensando por que tanto tempo com o carro e nunca fiz a troca de óleo? Porque quando comprei o carro o ex-dono já havia trocado tanto o lubrificante quanto o filtro e eu rodo pouco com ele pois em percursos longos saio mais com um outro veículo 1.0 por questões de economia.
Filtro colocado novo da Fram ele é 1 milímetro mais comprido do que o Tecfil.
Filtro retirado.
Procurei por esse que é o recomendado mas coloquei o da Lubrax pois estou acostumado a trabalhar com a marca lubrax já bastante tempo e nunca tive problemas com ele, troco sempre com 5000 km independente da marca sempre aos 5000 nem mais nem menos.
Óleo usado Lubrax semi-sintético, poderia ter usado um melhor? Poderia sim mas quem troca com 5000 pode usar um similar.
Utilizo uma vasilha grande para recolher todo o óleo sem pingar no piso da garagem se não a Dona Maria reclama, rs rs
Depois que o óleo esgotou troque o filtro e coloque o bujão do cárter no lugar sem muito esforço, passe um pouco de óleo na borracha do filtro novo para facilitar o rosqueamento.
É isso a troca é fácil e você precisa de uma chave torx t50 ou estria 24 mm, se tiver um chave para tirar filtros também facilita a vida pois alguns filtros "colam" e só saem com muito esforço ou enfiando uma chave de fenda no mesmo e forçando no sentido anti-horário.
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