DICAS
Em contato com nossa redação, o Engenheiro Paulo Pedro Aguiar Jr. da Engin, localizada em São Paulo-SP, deu algumas dicas de detecção de falhas e como proceder com a manutenção. A análise feita por ele aborda os Peugeot 206 1.0 16V:
1. A bobina de ignição é integrada e sempre apresenta defeito (os cabos de velas são conjugados com a bobina). Caso os cabos de vela apresentem problemas, o conjunto bobina + cabos deverá ser substituído;
2. Coletor e o corpo de borboleta costumam ficar encharcados de óleo proveniente do Blow-by. Devido ao acúmulo de óleo, o motor apaga quando se encontra em marcha lenta. Para efetuar o reparo será necessário remover o coletor de admissão, limpar o corpo de borboleta e realizar descarbonização;
3. Tivemos vários veículos com vazamento de óleo pela tampa de válvulas. Trocamos a junta mas o vazamento continuava. Verificamos que a tampa de válvula, de plástico, estava empenada. A tampa de válvula é unida ao coletor de admissão numa peça só, sendo encontrada somente na concessionária Peugeot. Esta peça tem um valor alto, e só a encontramos por encomenda na concessionária Peugeot;
4. A suspensão dianteira apresenta problemas na bandeja, pois as sua buchas rompem facilmente. As bieletas também precisam ser sempre verificadas. A suspensão traseira apresenta problemas com as barras (rolamentos), causando um barulho forte quando passa em lombadas ou buracos. Como a Peugeot não apresenta molas externas, o reparo precisa ser realizado por um profissional especializado;
5. O câmbio apresenta vazamentos de óleo no retentor do trambulador e no retentor do semi-eixo;
6. Outro problema comum é a quebra dos coxins. O coxim que mais quebra é o do motor. Já o coxim do câmbio quebra com menos frequência.
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