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quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Projeto 206

O projeto

Durante o começo da década de 1990, a Peugeot decidiu não substituir o Peugeot 205 directamente, citando que os superminis já não eram mais lucrativos nem valiam a pena. Em seu lugar a Peugeot optou por uma estratégia diferenciada e decidiu que seu novo supermini, o Peugeot 106 (lançado em 1991) tomaria as vendas dos modelos 205 mais simples, enquanto os modelos mais simples da família Peugeot 306, lançada em 1993 para substituir o Peugeot 309, substituiria as versões mais completas do 205. Entre o 106 e 306, a Peugeot esperava que o 205 não precisaria ser substituído, e poderia ser descontinuado gradualmente, enquanto seus consumidores teriam opções tanto acima quanto abaixo da gama 205.
Infelizmente para a Peugeot, a estratégia não funcionou. Com a descontinuação do 205, carros rivais como o Ford Fiesta eVolkswagen Polo continuaram a vender bem e até tiveram sua popularidade ampliada, e sem um rival direto, a Peugeot perdia vendas rapidamente. Um novo supermini era necessário e o 206 foi lançado em 1998 como um substituto tardio para o 205.
Apesar do nome 206 indicar uma continuação direta do 205, alguns críticos afirmam que o carro deveria ser nomeado 207, devido a aplicação da nomenclatura da "geração 6" entre o começo e o meio da década de 1990, com o 106 em 1991, o 306 em 1993 e o 406 em 1995.
Seu sucessor, o Peugeot 207, foi lançado em 2006 mas a Peugeot anunciou intenções de manter o 206 em produção até 2010. Até 2007, o 206 é o carro mais vendido de todos os tempos da Peugeot, e seu fim em 2010 vai marcar o final da "geração 6" após quase 20 anos.
Na Europa era fabricado na França e Inglaterra até o final de 2006, quando a produção foi transferida para a Eslováquia. O final da produção no Reino Unido coincidiu com o fechamento da fabrica de Ryton que a Peugeot recebeu com a compra da operação européia da Chrysler em 1979. E no Brasil, ele conviveu cerca de 1 ano e meio juntamente com o Peugeot 207, saindo de linha no final de 2009.

Versões[editar]

O 206 foi fabricado nas seguintes versões:
  • Soleil (de 1999 até 2004)
  • Sensation (de 2006 a 2010)
  • Selection (de 2001 a 2007)
  • Rallye (de 1999 a 2006)
  • Quiksilver (de 2002 até hoje)
  • Presence (de 2004 a 2008)
  • Passion (de 1999 a 2004)
  • Moonlight (de 2007 a 2008): Versão exclusiva com teto solar eletrônico.
  • Holiday (de 2005 a 2006)
  • Feline (de 2004 a 2010): A versão mais completa, fabricada com as motorizações 1.4 e 1.6.
    • Itens de Série:
      • Sensor de Chuva. (Limpador de para brisas liga automaticamente na chuva)
      • Sensor de luminosidade. (Faróis ligam automaticamente)
      • Computador de bordo.
      • Retrovisores elétricos.
      • Faróis de milha (tanto na frente quanto atrás).
      • Rodas de liga leve com aro de 14 polegadas. (Não inclui o estepe, onde este é uma roda de ferro comum)
      • Ar condicionado digital.
      • Direção hidráulica.
      • Vidros elétricos nas quatro portas (A versão Feline é exclusivamente de quatro portas).
      • Volante com ajuste de altura.
      • Banco do motorista com ajuste de altura.
      • Acionamento automático do limpador traseiro ao engate da ré (apenas se o carro detectar que está chovendo).
      • Travas elétricas com comando de travamento central.
      • Controle de tração (Quando a central detecta que o carro precisa acelerar para se manter funcionando ou manter a estabilidade, ele acelera levemente para auxiliar o motorista a recuperar a tração em caso de perda de estabilidade, dentre outras funções).
      • Auxílio à frenagem de emergência (Não confunda com ABS. Em caso de frenagem brusca, usa o controle de tração para ajudar na frenagem e automaticamente liga o pisca alerta para sinalizar ao motorista atrás).
    • Itens Opcionais:
      • Air bag.
      • Freio ABS.
      • Controle do som no volante.
  • Feline Automático (de 2007 a 2010): Versão Feline com câmbio automático Tip Tronic (que dá a possibilidade de trocas sequenciais manualmente para manter a esportividade) e piloto automático.
  • CC (de 2001 a 2008): Versão exclusiva conversível com a capota comandada eletricamente.
  • Allure (em 2008)

Projeto e engenharia[editar]

Sem um carro da Citroën do qual poderia aproveitar a estrutura (o Citroën Saxo compartilhava a plataforma com o 106), a Peugeot desenvolveu uma plataforma nova para o 206.

Panorama[editar]

O 206 foi lançado originalmente, na Europa, nas motorizações 1.1L, 1.4L e 1.6L a gasolina e 1.9L diesel. Em 1999, seguiu-se a versão GTi, com motor de 2.0L e em 2003, uma versão reajustada, chamada Peugeot 206 RC (GTi 180 na Inglaterra) foi lançada, com potência de 177 cv (130 kW. Em 2001, duas novas versões foram lançadas - o 206 CC (coupé cabriolet) com um teto rígido retrátil e a versão perua, chamada de 206 SW. Uma versão sedã, desenvolvida pela Iran Khodro, foi revelada em 2005.

206 no Brasil[editar]

Produzido no Brasil desde 2001, na planta da PSA-Peugeot Citroen em Porto Real (RJ), o 206 alcançou grande êxito no Brasil. Inicialmente comercializado com motor de 1.6L, foi seguido das versões 1.4L e 1.0L (sendo o motor 1.0L da Renault utilizado no Renault Clio que foi emprestado ao 206, por meio de uma espécie de parceria entre as duas montadoras francesas Renault e Peugeot, assim que começou a ser fabricado no Brasil no ano de 2001 na cidade de Porto Real no Rio de Janeiro). Em meados de 2004 a Peugeot deu um passo ousado, sendo a primeira marca a abandonar o segmento dos 1.0 no país (1.0 esse que não era fabricado pela Peugeot, apenas tirando a responsabilidade da Renault de emprestar o motor do Clio para o 206) sendo que já havia fabricado uma pequena quantidade de modelos 2005 com motor 1.0, isso explica vermos modelos 2005 (fabricação 2004) com motor 1.0. Relançando o Peugeot 206 1.4 Flex com um preço extremamente competitivo, comparáveis a alguns modelos 1.0 da concorrência.
Aliada ao bom acabamento, a boa direção, ao bom motor e ao desenho jovial, as vendas do compacto cresceram muito no país.
Em 2005 a Peugeot lançou a versão perua do 206 no brasil, a 206 SW (SW de Station Wagon), que em pouco tempo começou a competir com a VW Parati. Ganhou também uma versão aventureira, a 206 Escapade e, em Junho de 2008, foi substituida pela 207 SW. Em agosto de 2007 a Peugeot lança o 206 automático com motor exclusivamente 1.6 e câmbio Tip Tronic e piloto automático.
Em Novembro de 2009, a Peugeot confirmou deixar de produzir o 206 [1]. Entrou em seu lugar o Peugeot 207 X-Line, versão mais em conta da família, encerrando assim um ciclo de sucesso do Peugeot 206 no Brasil. Posteriormente, o 207 teve as versões XR, XR Sport, XS e a XS Automático.

Juuso Pykälistö pilotando um Peugeot 206 WRC no Rali da Suécia de 2003

Peugeot 206 WRC[editar]

Em 1999, a Peugeot Sport revelou o 206 WRC, que competiu pela primeira vez no Campeonato Mundial de Rali daquele ano. O carro logo se mostrou um sucesso e conquistou o título de pilotos com Marcus Grönholm. Em 2002, Grönholm ganhou novamente o título da WRC com um 206 WRC. Seu domínio nesse ano foi comparado ao domínio de Michael Schumacher na Fórmula 1. Além do título de pilotos em 2000 e 2002, a Peugeot venceu também o campeonato de contrutores por três anos seguidos, entre 2000 e 2002, No entanto, em 2003 o 206 WRC já começava a mostrar a sua idade e se tornou menos eficaz perante seus concorrentes, em especial o novo Citroën Xsara WRC e o Subaru Impreza WRC, foi então retirado da competição ao final do ano, para ser substituído pelo 307 WRC baseado no 307.

Peugeot 206+ (Euro-Spec)

Peugeot 206+[editar]

Peugeot 207 do Brasil e da Europa são diferentes. No Brasil, o Peugeot 207 é uma reestilização do Peugeot 206, recebendo alterações cosméticas em ambos parachoques e no interior, se aproximando do Peugeot 207 europeu. Esta reestilização chegou a Europa sob nome de Peugeot 206+ (plus), convivendo com o 207 europeu.

2 comentários:

  1. Gostei do seu blog, tem muita informação bacana e interessante. Acabei de adquirir um 206 1.0 16v quicksilver, segundo dono 80mil km, carro muito inteiro e completo. Tem alguns erros por mal cuidado dos mexanicos de Bauru. Estou tentando resolver o problema do marcador de temperatura que fica louco e percebi que ocorre ao ligar o ar condicionado. Seu post de ar condicionador me abriu a mente e acredito que seja a resistencia que controla a ventoinha do radiador/ac, muito obrigado pelas dicas, grande abraço !

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