Seguidores

Páginas

sábado, 2 de novembro de 2013

Projeto #1: Como ligar ao mesmo tempo o farol de foco duplo do Peugeot 206

Bom dando uma olhada nos faróis do Peugeot e medindo as voltagens a fim de verificar qual era a sequência de ligação dos mesmos pois minha pretensão é quando o farol alto é acionado ele também liga o baixo sem sobrecarregar o sistema, notei que ao ligar o farol baixo o alto fica neutro (é claro) e ao ligar e ao contrário ocorre a mesma coisa.

Sequência original do Peugeot 206

* Ao ligar o farol baixo o alto fica desligado
* Ao ligar o farol alto o baixo desliga
Sendo que com as lanternas ligadas não há corrente nos terminais das lâmpadas pois todo acionamento é feito com o positivo e não o negativo conforme a maioria do carros brasileiros.

Sequência modificada do Peugeot 206

* Ao ligar o farol baixo o alto permanece apagado
* Ao acionar o farol alto o baixo permanece ligado
* Ao acionar o relampejo que são as piscadas o dois faróis ligam.

Fiz o esquema e está abaixo ainda não testei pois vou comprar os materiais e testá-los em uma bancada e somente depois adicionar no carro.


Como funciona:

Ao ligar a chave do farol baixo o relê "1" conduz e a corrente vai direto para lâmpada do farol baixo, essa mesma corrente desvia-se para o relê "2" só que esse está desligado pois a chave farol alto permanece inoperante.

Ao acionar o farol alto o relê "1" é desligado e lida-se os relês "3" e "2" a corrente então passando por eles fazendo com que os dois faróis fiquem ligados, e o relê "1" fica desligado pois o motorista desligou normalmente na alavanca de comando do carro, ao piscar os dois faróis piscam.

No lugar que está escrito "positivo do farol" é o o chicote da lâmpada tanto o baixo como o alto a "chave do farol baixo e alto" já estão no veículo, a única coisa que deverá ser comprada são 3 relês auxiliares de 40A ou 80A e terminais a fim de não cortar nenhum fio e sim encaixar os mesmos.

Bom pessoal qualquer dúvida estou por aqui e como ainda não comprei os materiais não tenho como sanar algumas coisas somente após os testes que irei fazer.










9 comentários:

  1. conseguiu com essa instalação? comprei os farois e estou procurando quem tenha feito dar certo pra instalar...

    ResponderExcluir
  2. Pois é amigo ainda não terminei pois preciso de um diodo pra proteger o circuito e ainda estou pesquisando, vou postar como vai ficar o diodo no circuito no próximo post.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com uma dúvida. Quando estiver com o farol baixo aceso e for "piscar" ... o relé 1 e 2 estarão acionados. E ai ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo conforme disse em um cometário acima ainda não testei mas no link

      http://vitrinecars.blogspot.com.br/search/label/Projeto%20el%C3%A9trico

      que é a postagem atual do projeto tem os diodos que irão proteger o circuito para que isso não aconteça, lembrando que ainda estou estudando o projeto pois não disponho de tempo hábil para montar o circuito separado e testar, mas creio que em breve vou conseguir os diodos certos para colocar no circuito, veja a postagem atual.

      Excluir
  4. Bom dia. Não é necessário nenhuma instalação. Troquei os farois do meu 206 que eram foco simples pelo duplo. E levei numa oficina especializada e o técnico só plugou seu notebook no computador do carro e habilitou esta função. Não levou 5 minutos para o procedimento.
    Agora quando ligo a luz alta o baixo permanece aceso.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo agradeço dua colaboração no blog e eu tenho um diagrama desse atualizado que tem relês que protegem o circuito original do carro evitando assim a queima do comando que fica abaixo no volante do veículo, fiz o circuito a fim de proteger o circuito original de uma possível falha ou queima eu tenho um mais atualizado pois o meu pug era de foco duplo original e tinha receio de queimar o comando que não é barato, mas o seu era foco simples e bem mais fácil de se modificar, agora esse papo que o cara disse que habilitou a função através do scanner é papo furado pois eu sou técnico e sei o que estou falando, os faróis de foco simples que usam lâmpadas H4 ( 3 pinos dois positivos e um negativo) quando acedem o farol alto o baixo permanece acesso e se modificar para os H7 (2 pinos um positivo e outro negativo) fica simples tão somente ligar os fios certos sem precisar passar pelo scanner mesmo que seu carro tenho o módulo conforto, eu acho que o cara te levou dinheiro atoa mas de qualquer forma muito obrigado por visualizar o blog e me desculpe pois não queria ser grosseiro e com sua opnião vou postar em breve como se faz essa modificação aqui no blog pois meu irmão tem um pug 206 com foco simples e irá colocar o duplo e vou tirar fotos de como se faz.

      Excluir
  5. ola gente boa noite o meu peugeot206 1.6 8v nao funciona nada no painel so sinais luminosos auguem tem uma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo aqui no blog no link:

      http://vitrinecars.blogspot.com.br/search/label/Esquema%20painel%20instrumentos%20do%20206

      Irá te dar mais detalhes quanto a sua dúvida com esse esquema você pode começar procurando um ponto comum entre eles que pode ser a corrente negativa.

      Excluir
  6. Boa noite, estou reformando um Peugeot 206 1.6 ano 05/06 com bsm 2 e gostaria de saber se tem como adaptar faróis de foco duplo e farol de neblina ? O que tenho de comprar e ou trocar ? Desde já agradeço obrigado

    ResponderExcluir