Seguidores

Páginas

domingo, 13 de julho de 2014

Projeto #1 Como ligar ao mesmo tempo as duas H7 no farol de foco duplo do Peugeot 206


Olá a todos,  já me perguntaram se eu já conclui esse projeto e infelizmente devido alguns problemas de tempo e alheios ainda não mas o projeto está "andando".

Já posicionei os diodos para proteger o circuito e também os relês, que minha idéia é:

* POSIÇÃO DA CHAVE FAROL BAIXO: Farol baixo acesso e farol alto apagado
* POSIÇÃO DA CHAVE FAROL ALTO NORMAL: Farol alto acesso e baixo apagado
* POSIÇÃO DA CHAVE FAROL ALTO MODIFICADO: Farol alto acesso e baixo também.

Com isso o efeito visual é bem melhor do que a configuração normal, mas a minha preocupação é não sobrecarregar o sistema original do carro, pois sabe como é né?!?

O funcionamento seria assim:

Quando aciono o farol baixo o alto permanece apagado pois a corrente passa pelo RL1, passa pelo diodo pois a corrente só tem um sentido e vai até a H7 do farol baixo e a corrente també vai sentido D2 mas como ele está "invertido ela é barrada".

Na posição farol alto é: A corrente vai em direção o RL3 acionando a lâmpada H7 do alto e também passa pelo RL2 e diodo D2 ligando a H7 do baixo e a corrente també é barrada pelo diodo D1 fazendo com que a corrente não volte para o sistema do carro.

Não sei se deu para entender mais acho que dá pra compreender o funcionamento do sistema.
Existe uma pequena queda de tensão nos diodos mas coisa mínima que não vai afetar o brilho das lâmpadas, ou seja o circuito vai sofrer uma pequena queda de tensão ao passar pelos diodos mas nada que agrave o funcionamento do sistema.

Agora eu tenho que ver qual diodo que pode fazer isso e ter uma vida útil bem longa mesmo, já pensei nos conhecidos IN4001 a IN4007 mas vou ver outros que possam me dá uma melhor qualidade.

Quem puder ajudar com alguma dica pode falar pois é e será bem vinda.

O projeto continua... (atualizações nos comentários)

Um comentário:

  1. Bom olhando por aí descobri o diodo 10A10 ele aguenta 10A amperes de corrente acho que esse é o ideal para o projeto muito melhor do que os 1N1007 para 1A, veja o link do diodo em pdf.

    http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/56900/BYTES/10A10.html

    ResponderExcluir