Bom pessoal finalizei o projeto com ajuda de um amigo que é fera em eletrônica e elétrica o meu amigo Robson Bianchi, os crédito são dele com certeza.
Basicamente é o seguinte, quando acionamos o farol baixo o alto permanece desligado e ao acionarmos o farol alto o baixo também é ligado fazendo assim um efeito visual muito bonito, sugiro que use lâmpadas conforme a descrição para não sobrecarregar a carcaça do farol pois com duas lâmpadas ligadas a temperatura dentro da carcaça irá se elevar, use lâmpadas do tipo Philips, Osram ou GE que são ótimas e sua temperatura não afeta a estrutura da carcaça, essas chineses são verdadeiras destruidoras de carcaças de faróis pois alguns chegam até derreter o terminal de encaixe da lâmpada.
Existe um fusível que é de 15A e o relê RL2 é do tipo MC2RC2 da Metaltex para 20A encontrado em lojas de eletrônica.
Funcionamento:
Quando acionamos o farol baixo a tensão percorre seu caminho até o relê RL2 e encontra a chave NF fechada ou seja ligando o circuito com isso a tensão chega até a L2 e como não há comunicação com a L1 que permanece desligada.
Ao acionarmos o farol baixo a tensão percorre o circuito até a L1 ligando a mesma e a tensão chega ao RL1 ligando-o e fazendo com que ele mande tensão para RL2 fazendo com que a chave do mesmo passe para NA com isso a tensão vai direto a L2 e deixa o circuito do farol baixo protegido pois não há comunicão com o circuito.
Amigos espero que compreenderam o circuito e não é difícil de fazê-lo com poucos materiais e lembre-se que o circuito é para um lado somente para os dois o circuito deve ser o dobro das peças, o diodo 1N4007 protege o RL2
Boa tarde, obrigado por compartilhar esse tutorial! Minha dúvida é: o farol foco duplo no 206 ilumina mais? Estou querendo fazer o mesmo no meu.
ResponderExcluirAgradeço a sua participação no blog, quanto ao foco duplo eu acho que são iguais o que muda é o efeito estético pois meu irmão tem um 206 de foco simples e ilumina a mesma coisa, agora se colocar duas lâmpadas de 100W no foco duplo com esse esquema de ligação simultâneo aí sim vai clarear bem mais.
ExcluirÓtimo tutorial, mas também através do diagbox existe a opção de habilitar está função.
ResponderExcluir