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sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Peugeot: Como tudo começou.

Durabilidade, visual moderno, linhas arrojadas, desempenho e inovação. Essas cinco qualidades estão sempre presentes em automóveis representados por três dígitos, como 206, 207, 307 ou 407, e que levam um pequeno leão como símbolo na grade frontal. Esses fatos transformaram a montadora PEUGEOT em um gigante mundial no setor automobilístico.
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A história
A história da tradicional montadora remonta a 1810, quando Jean-Pierre e Jean-Frédéric Peugeot converteram um antigo moinho de grão em uma fábrica de aço laminado a frio. Esta primeira fábrica produzia chapas de serra laminadas e molas de relojoaria, destinados à indústria do Franco-Condado. Em 1818 a PEUGEOT FRÉRES, como era chamada na época, iniciou a produção de ferramentas e acessórios para uso diverso. Por volta de 1850 apareceu a marca do leão, utilizada para designar as ferramentas feitas com aço de alta qualidade (utilizado na fabricação de lâminas de serra). Oito anos mais tarde, a marca do leão foi registrada no Conservatório Imperial de Artes e Ofícios. A empresa crescia e a diversificação na linha de produtos era inevitável: as primeiras bicicletas feitas sob a marca PEUGEOT foram produzidas em 1882.
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O conhecimento adquirido na produção de bicicletas e sua posterior motorização colaboraram para o desenvolvimento dos primeiros triciclos e quadriciclos automotores comercializados pela empresa. Em 1890 surgiu o primeiro automóvel de quatro rodas fabricado pela PEUGEOT. Com motor de 2 cilindros em V da marca alemã Daimler na parte traseira, desenvolvia potência de 1cv. Foi então, que em 1896, Armand Peugeot fundou a Société Anonyme des Automobiles Peugeot na cidade de Audincourt, tendo como endereço a cidade de Paris, e uma subsidiária em Marselha. A nova empresa tinha como objetivo produzir veículos de turismo e caminhões. Já no ano seguinte foi fabricado o primeiro automóvel chamado modelo 15, equipado com motor 100% produzido pela empresa. A PEUGEOT se tornou a primeira marca a introduzir pneus de borracha na produção de automóveis. No final do século, em 1899, o portfólio da empresa já compreendia 15 modelos, oferecendo automóveis de de 2 à 12 lugares. Um ano depois a PEUGEOT alcançava a marca de 500 unidades produzidas.
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Em 1901, ao acrescentar um motor de 1.5cv a uma bicicleta foi criada a primeira motocicleta sob a marca francesa: a Motobicyclette. No ano seguinte foi lançado o modelo 306, primeiro carro a ter o motor na parte frontal, capô e volante. Pouco depois, em 1905, foi lançado o carro popular que ficou conhecido como “Bébé Peugeot”, um verdadeiro sucesso de venda. Em 1912, Robert Peugeot sucedeu Armand e inaugurou uma nova fábrica na cidade de Sochaux. O desenvolvimento industrial e comercial teve apoio com a entrada nas competições automobilísticas dos célebres PEUGEOT com motor de quatro cilindros, que ganharam inúmeras corridas. O período entre 1914 á 1918 foi dedicado quase por completo a suprir as necessidades do exército francês (ônibus, motores de avião, caminhões e 63.000 bicicletas) na Primeira Guerra Mundial.

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Só em 1920, com o fim do conflito, a PEUGEOT deu um novo impulso em seu desenvolvimento com o lançamento de um pequeno modelo, o Quadrilette 161. Incluído na categoria de ciclomotores, este veículo de dois lugares, que atingia “incríveis” 60 km/h, teve uma grande aceitação entre os clientes da marca. Nesta época, a empresa foi separada em duas divisões: divisão de motocicletas e bicicletas e a divisão automóvel. Nos anos seguintes um plano de racionalização muito importante e a adoção de meios de produção em massa na fábrica de Sochaux permitiram que a empresa lançasse o primeiro modelo realmente de série da marca: o 201, introduzido em 1929. O modelo revolucionou a história da montadora, afinal, foi a partir dele que a tradicional nomenclatura de três dígitos da marca francesa começou a ser definitivamente adotada. Desde a sua origem, as denominações dos modelos não seguiam uma lógica que permitisse aos clientes identificá-los com facilidade. Então foi criada a famosa nomenclatura: com o primeiro algarismo representando o tamanho do carro, o terceiro a cronologia, e o número zero no meio representando a articulação entre os dois elementos. A PEUGEOT patenteou todos os números de 101 a 909, motivo pelo qual a Porsche, em 1963, foi obrigada a alterar o nome do modelo 901 para 911.
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Em 1939, todos estes esforços de crescimento foram interrompidos, pois, mais uma vez, a empresa sofreu as conseqüências da Segunda Guerra Mundial: ocupação, bombardeamentos e saque de suas fábricas. Somente em 1948, no período pós-guerra, a montadora apresentou um novo modelo no Salão Automóvel de Paris: era o PEUGEOT 203. Depois de três anos de reconstrução e reativação da produção, Jean-Pierre Peugeot, que presidia a empresa na época, viu seus esforços recompensados com o sucesso alcançado por este modelo entre uma clientela que se mantivera durante uma década órfã de novidades. O design deste modelo, de linhas arredondadas, inspirava-se nos veículos norte-americanos e rompia com a habitual linha sisuda dos modelos 402, lançado em 1934. Do modelo 203 fabricaram-se aproximadamente 70.000 exemplares entre 1948 e 1960. O modelo foi lançado no mercado em outubro, a versão berlina com quatro portas foi adaptada pelos taxistas de vários países, e também dois tipos de conversível, com 2 e 4 portas, assim como as versões picape e furgão.

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O modelo 403 foi introduzido em 1955, equipado com pára-brisa convexo e pedais suspensos. Quatro anos depois foi lançada a versão à diesel deste modelo, tornando-se o primeiro automóvel de passeio movido a este tipo de combustível. Em 1960 foi introduzido no mercado o modelo 404 desenhado pelo estúdio italiano Pininfarina, que vendeu mais de 1.4 milhões de unidades. A PEUGEOT finalmente alcançava o sucesso. A década de 70 foi repleta de novidades, primeiro, em 1974, ocorreu a fusão entre as montadoras Citröen, que se encontrava em apuros financeiros, e PEUGEOT, criando o grupo PSA Peugeot Citröen, cujo objetivo era manter a identidade de ambas as marcas, partilhando apenas os mesmos recursos técnicos; segundo, o lançamento do modelo 104, considerado na época o sedã mais curto do mundo; e por fim o lançamento, em 1977, dos modelos 305 e 604, sendo que este último entrou para a história como o primeiro veículo europeu a receber motor turbo diesel.
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Nas décadas seguintes a montadora PEUGEOT se estabeleceu como uma das gigantes européias, amparada por lançamentos de sucesso mundial como os modelos 206, 307 e 607, que venderam milhões de unidades e arrebataram outros milhares de fãs. Além disso, a montadora inaugurou fábricas em países estratégicos, como a China (1995), o Brasil (2001) e a Argentina, se tornando uma empresa verdadeiramente global. Em junho de 2008, a PEUGEOT, evidenciou o pioneirismo e comemorou a marca de 50 milhões de veículos produzidos num total de mais de 160 modelos e 34 famílias de produtos, desde o modelo 201 ao 308, com estilo e características mundialmente reconhecidas.
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Recentemente, em 2010, a marca apresentou o PEUGEOT 3008 HYbrid4, primeiro veículo híbrido a diesel do mundo, que propõe uma oferta inédita em matéria de prestações ambientais e sensações de condução. Além disso, lançou o selo Blue Lion, identificando os melhores modelos de sua gama que melhor conjugam desempenho e respeito ao meio ambiente, cuja redução das emissões de CO2 se traduz em uma oferta de produtos que ostentam este símbolo. 

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A linha do tempo
1953
 Lançamento da primeira scooter da marca francesa, denominada S 55.
1983  Lançamento do PEUGEOT 205 com duas versões, Turbo e GTI, oferecido a diesel ou gasolina.
1987  Lançamento do PEUGEOT 405, uma evolução do modelo 205, com tração dianteira.
1989
 Lançamento do PEUGEOT 605, um automóvel de porte médio-grande produzido até 1999.
1993
 Lançamento do PEUGEOT 306, automóvel de porte médio. Este modelo foi produzido até 2001.
1991
 Lançamento do PEUGEOT 106, um automóvel pequeno, sendo uma alternativa ideal para o transporte urbano, cidades lotadas e trânsito caótico.
1994  Lançamento do PEUGEOT BOXER, uma van utilitária que se tornou um sucesso no mercado mundial.
1995
 Lançamento do PEUGEOT 406, automóvel de porte médio-grande. Este modelo foi produzido até 2004.
1998
 Lançamento do PEUGEOT 206, um grande sucesso mundial conquistado pelo designer moderno e as linhas esportivas. O modelo era ágil e adequado para o dia a dia das grandes cidades.
1999  Lançamento do PEUGEOT 607, automóvel de porte grande.
2001
 Lançamento do PEUGEOT 307, um compacto médio oferecido nas versões hatch, perua, cupê (conversível) e sedã (esta última apenas na América do Sul e na China).
2002
 Lançamento do PEUGEOT 807, um monovolume top de linha que virou um sucesso de vendas. O modelo foi redesenhado em 2008.
2004  Lançamento do PEUGEOT 407, um automóvel de porte grande oferecido nas versões sedã, perua e cupê. O modelo, que é montado sobre a mesma plataforma do Citroën C5, é considerado um carro de dimensões grandes. A PEUGEOT também mostrou grande preocupação com o visual. O acabamento interno é primoroso e o painel e o quadro de instrumentos são de fácil adaptação e manuseio.
2005
 Lançamento do PEUGEOT 107, menor automóvel produzido pela montadora.
 Lançamento do PEUGEOT 1007, uma minivan que possui como destaque suas duas portas pantográficas (deslizam por um trilho fixado na lateral do carro).
2006
 Lançamento do PEUGEOT 207, um carro mais robusto e seguro que o antecessor 206, com mais de 1.250 kg e 4 metros de comprimento. Apresenta-se em duas versões: Sport e Classic.
2007
 Lançamento do PEUGEOT 308, mais novo compacto de porte médio da montadora. O novo modelo tem seis opções de motor, três a gasolina e três a diesel. Sem contar a versão esportiva, a RC, equipada com motor de 210 cv.
 Lançamento do PEUGEOT 4007, um utilitário esportivo de médio porte, sendo a primeira experiência da montadora francesa neste segmento. O modelo é feito
sob a plataforma do Mitsubishi Outlander, tendo as mesmas medidas: 4,64 metros de comprimento, 1,81 metros de altura e distância entre eixos de 2,67 metros.
2009
 Apresentação no Salão do Automóvel de Genebra do PEUGEOT 3008, um crossover para cinco lugares que procura conciliar as conveniências e o conforto de um veículo utilitário esportivo com a dirigibilidade de um automóvel normal. O modelo oferece alguns sistemas valiosos de auxílio ao motorista, como o Head Up Display (que projeta informações em um visor de policarbonato transparente, situado à frente do pára-brisa), alerta de distância em relação ao veículo da frente, freio de estacionamento com acionamento automático e um sistema de assistência para sair da imobilidade em ladeiras. Seu porta-malas é generoso: 432 litros com os bancos em posição normal, e 1.241 litros com os encostos rebatidos.
 Lançamento do PEUGEOT 5008, uma minivan extremamente versátil, que pode acomodar cinco ou sete passageiros com folga.
2010
 Lançamento do PEUGEOT RCZ, um cupê esportivo com linhas agressivas para dois passageiros, que se tornou o primeiro carro da marca a não utilizar a tradicional nomenclatura numérica.
 Lançamento do PEUGEOT 408, um sedã compacto que se tornou uma das maiores apostas da montadora.
 Apresentação do PEUGEOT 508, um sedã grande e luxuoso, equipado com as mais avançadas tecnologias. O novo modelo, que também disponibiliza a versão SW (perua), estréia no mercado europeu em 2011.

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A tradição no esporte Através dos tempos, a PEUGEOT firmou-se como uma marca genuína de forte ligação com o automobilismo. Foi pioneira ao participar, em 1894, com cinco carros do Rali Paris-Rouen. Um dos pilotos chegou em segundo lugar com um PEUGEOT. Era um começo de uma ligação vitoriosa com o automobilismo que rendeu muitas glórias: 5 títulos de construtores no Campeonato Mundial de Rali; 3 vitórias na tradicional prova 24 horas de Le Mans; 4 vitórias no Rali Paris-Dakar, além de participações honrosas na Fórmula One. Hoje a competição e os valores a ela relacionados estão solidificados em seu DNA. Essa característica contribui de forma efetiva para o desenvolvimento de novas tecnologias, agindo favoravelmente para o fortalecimento da imagem de seus produtos. Fundamentada nesta tradição esportiva, a Peugeot elegeu 2007 como o ano do retorno às “24 Horas de Le Mans”, uma das mais prestigiadas provas de resistência do mundo. Para tanto, projetou um carro à altura deste ambicioso desafio: o Peugeot 908 HDi FAP., que venceria a tradicional prova em 2009.
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O museu
A história para a concepção do museu começou em 1982 quando Pierre Peugeot, presidente do grupo PSA Peugeot-Citröen, criou a PEUGEOT ADVENTURE ASSOCIATION, que tinha a proposta de coletar e organizar a história da tradicional montadora. Depois de quase seis anos de pesquisas e recuperação de dados e carros históricos, o L’AVENTURE PEUGEOT, foi inaugurado em 1988 na cidade de Sochaux, localizada à 400 quilômetros a leste de Paris, e não muito distante da fronteira com a Suíça, onde fica a sede mundial da montadora. Em 2000, o museu já estava três vezes maior que seu projeto original, cobrindo 45.000 m², dos quais 10.000 m² abertos ao público.
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O museu conta nos dias de hoje com mais de 450 automóveis, dos quais 100 em exibição (entre eles a McLaren Peugeot que pertenceu a Mikka Hakinen e o Peugeot 908 HDI, que venceu a tradicional prova de Le Mans); 300 motocicletas; mais de 3.000 objetos que levam a marca PEUGEOT e cinco mil quilômetros de arquivos, que contam a rica e maravilhosa história da marca francesa. No fundo do terreno, há um pequeno ateliê de restauração. O museu oferece ainda peças para quem estiver restaurando modelos entre o 203 e o 504, além de arquivos de referência para colecionadores. Até os dias de hoje, mais de 1.7 milhões de pessoas visitaram o museu desde sua fundação.
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Outros produtos
A tradicional montadora francesa é também conhecida pela excelente linha de bicicletas, produzidas pela primeira vez no longínquo ano de 1882, relançada no final dos anos 90 e cujo maior mercado é a Europa. A marca também oferece aproximadamente 15 modelos entre scooters e motocicletas, de 50 a 500 cm³. As mais recentes novidades da tradicional marca do leão, neste segmento são: os scooters Kisbee e Tweet e o Hybrid3 Evolution, protótipo de três rodas (duas rodas na dianteira), que pode gerar 49 cv de potência máxima. O modelo está equipado com tecnologia híbrida, na qual o veículo pode rodar com propulsão elétrica, a gasolina ou com ambas funcionando ao mesmo tempo. A PEUGEOT é o quarto construtor europeu e mais antiga marca no segmento dos veículos motorizados de duas rodas, além de ser pioneira da scooter elétrica. 

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O que poucos sabem é que a PEUGEOT começou sua trajetória fazendo moedores de pimenta, muito antes de produzir seu primeiro carro. A marca francesa fez seu primeiro moedor de café em 1840 e o de pimenta em 1874. Hoje em dia a PEUGEOT continua fabricando moedores de pimenta e sal que são um sucesso internacional, objetos indispensáveis nas mesas de todos os gourmets e pessoas sofisticadas do mundo.
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A mobilidade urbana sob uma nova perspectiva Trata-se do projeto MU by Peugeot, e sinceramente, é uma proposta incrível. A idéia é simples, deixar de fornecer um produto e passar a oferecer um serviço. Não, a PEUGEOT não deixará de vender carros. Pelo menos num futuro próximo. O projeto funciona assim: uma pessoa (que não precisa ser proprietário de um automóvel, e caso seja, não precisa ser da marca PEUGEOT) adquire um cartão pré-pago em um site próprio na Internet que dá direito a uma gama de serviços oferecidos pela empresa. Existem duas maneiras de gastar os créditos do cartão: alugando produtos e acessórios oferecidos pela PEUGEOT (como por exemplo, alugar uma scooter durante o mês para uma melhor mobilidade urbana; um veículo comercial para uma mudança ou traslado de um grupo grande de pessoas; ou mesmo, apenas um GPS por um determinado período, cadeirinha infantil e porta-bagagens de teto, dentre outros acessórios), ou adquirindo serviços de uma empresa parceira (como programar uma viagem reservando passagens aéreas, hotel e um transporte para os traslados). Inicialmente o projeto fechou acordo com aproximadamente 20 mil parceiros e foi lançado apenas na França, com expansão já prevista para Alemanha, Itália, Inglaterra, Bélgica e Espanha. Mediante um esperado sucesso, mais expansões são aguardadas. 

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A evolução visual O logotipo da PEUGEOT sofreu inúmeras alterações no decorrer do tempo. O surgimento do tradicional LEÃO aconteceu em 1850 quando a PEUGEOT FRÉRES, para classificar as ferramentas que fabricava, registrou publicamente três símbolos:
- um leão com ou sem flecha para 1º unidade.
- uma lua crescente para 2ª qualidade
- uma mão para a 3ª qualidade.

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Em 1932, uma primeira modificação no grafismo do Leão é feita para atender às necessidades de propaganda e publicidade da época. Quatro anos depois os automóveis ganham o escudo com cabeça de leão. Em 1939, as bicicletas passam a utilizar o Leão combatente. A partir do período de pós-guerra foi adotado o Leão símbolo da região de Franche-Comté que corresponde também ao Montbéliard, região de origem do clã PEUGEOT. Em 1980 uma nova modificação realça o estilo do leão com uma linha reforçada (Lion Fil) e logotipo que formaram um conjunto “Bloco Marca” inconfundível em todo mundo. A penúltima identidade visual da PEUGEOT (Lion Plein) foi introduzida em 1998, e refletia a fidelidade e raízes da marca, com sentido de modernidade e coerência acompanhando a evolução de produtos. Em 2002, o logotipo da PEUGEOT evoluiu a partir da marca do leão, agregando elementos para garantir maior impacto visual, solidez e flexibilidade de aplicação. Valorizou-se a imagem de uma empresa dinâmica, porém sem deixar de lado a tradição de um nome sempre ligado ao pioneirismo
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Em janeiro de 2010, a PEUGEOT anunciou sua nova identidade visual. O tradicional Leão também mudou. Criado pela equipe de designers da marca, o novo ícone é mais simples e mais dinâmico em termos de movimento, além de apresentar aspecto metalizado. O Leão se libertou da bandeira azul para, segundo a marca, melhor exprimir sua força. O tom de azul que simboliza a PEUGEOT se tornou mais profundo. O primeiro veículo a ostentar o novo logotipo da marca foi o Peugeot RCZ, lançado no mercado europeu no primeiro semestre de 2010.
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Campanhas que fizeram história A PEUGEOT é responsável por campanhas marcantes no setor automobilístico. Algumas delas ficaram marcadas na mente do consumidor e colocaram a marca entre as mais criativas e emblemáticas quando a assunto é comunicação. A campanha intitulada “The Cars”, criada em 2004 pela agência BETC Euro RSCG de Paris para o lançamento do novo PEUGEOT 407, carro que iria substituir o modelo 406 da fabricante francesa, foi uma verdadeira aula de comunicação. O novo modelo iria competir diretamente com modelos alemães, como o VW Passat, Audi A4 e BMW 3, que predominavam absolutos nesse segmento. Seguindo o sucesso traçado pelo modelo anterior, o 406, a campanha posicionou o veículo como uma referência de qualidade e design, tal qual acontece com os concorrentes alemães. O jeito escolhido pelos criativos foi mostrar o novo 407 como um carro com corpo latino e alma germânica, como uma nova geração nessa categoria de automóveis. Para tanto, os anúncios faziam brincadeiras com carrinhos de brinquedo em uma excelente aventura visual.
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A campanha era composta por um comercial de televisão, intitulado “The Toys” (clique no ícone acima para assistir), com 60 segundos de duração, embalado pela trilha sonora “Can You Trust Me?”. Todos os carros mostrados no filme eram brinquedos, exceto o novo PEUGEOT 407, que desfilava imponente nas ruas de uma cidade. Apareciam todos os tipos de carros e situações comuns aos motoristas, como uma loja de automóveis de brinquedos, um motorista guardando seu carro dentro da caixa (garagem), um policial multando e um proprietário chutando seu carro de brinquedo que quebrou. No final, entrava o título: “Playtime is Over” (A brincadeira acabou), seguido da assinatura do PEUGEOT 407. Uma excelente sacada e também uma forma sutil de mostrar a superioridade do novo modelo sobre seus tradicionais concorrentes alemães.
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Porém, o comercial mais famoso e premiado da marca foi criado pela agência EURO RSCG da Itália em 2002 para o PEUGEOT 206. O filme, que se passa na Índia, tem início com batidas de um carro contra a parede, seguidas de marretadas e até a ajuda de um elefante para amassar o capô. Tudo isso para “transformar” um velho sedã sem atrativos visuais em um PEUGEOT 206 e estar na moda. Com o slogan “Peugeot 206, Irresistível”, o filme chamado “Sculptor” criou um enorme impacto diante dos consumidores do mundo todo, conquistando inúmeros prêmios publicitários. Clique no ícone abaixo para assistir ao comercial.
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Os slogans
Motion and Emotion. (2010)
Don't dream. Drive. (2006)
Good cars cost less at Peugeot. (2000)
The lion goes from strength to strength. (1997)
Beyond the obvious. (1991)
What a feeling. (1984)
A new sensation on the roads. (1983)
Take pride in precision. (1981)
It's tougher than it has to be. (1979)
Dirija este prazer. (Brasil)
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Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1810 ● Fundador: Armand Peugeot
● Sede mundial: Souchax, França ● Proprietário da marca: PSA Peugeot Citroen
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Phillipe Varin ● Presidente: Jean Philippe Collin
● Faturamento: €28 bilhões (estimado)
● Lucro: Não Ddivulgado
● Fábricas: 24
● Concessionárias: 10.000 ● Produção: 1.842.000 veículos (2009)
● Presença global: 160 países ● Presença no Brasil: Sim ● Funcionários: 201.600 (PSA Peugeot Citroen)
● Segmento: Automotivo 
● Principais produtos: Automóveis e utilitários
● Outros negócios: Peugeot Motorcycles ● Ícones: O leão de seu logotipo
● Slogan: Motion and Emotion. ● Website: www.peugeot.com
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A marca no Brasil
No ano de 1992 a montadora PEUGEOT chegou oficialmente ao Brasil como importadora de veículos, lançando no ano seguinte o modelo 306, seguido pelo 406 em 1995. A montadora começou a consolidar sua história em solo nacional com a comercialização, em 1999, do modelo 206, um case de sucesso no mundo todo. Então importado da França e Argentina, o veículo chegou a liderar o segmento de modelos compactos 1.6, superando marcas tradicionais no país. A PEUGEOT foi a última das grandes montadoras a construir uma fábrica numa onda de investimentos que começou no final dos anos 90. A fábrica foi inaugurada em fevereiro de 2001 em Porto Real no Rio de Janeiro como um dos centros de produção mais modernos do Grupo no mundo. Já em 2006 a fábrica produzia mais de 94 mil veículos por ano.
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Recentemente a montadora iniciou oficialmente à produção do primeiro veículo da marca totalmente desenvolvido no Brasil: o PEUGEOT 207 Brasil, fruto do trabalho de uma equipe formada principalmente por brasileiros. Depois de convencer a matriz francesa de que a PEUGEOT precisava investir em uma picape compacta, a primeira em 110 anos de história da marca como fabricante de automóveis, a montadora lançou no mercado em 2010 a PEUGEOT HOGGAR amparada em dois fortes argumentos: dirigibilidade e capacidade de carga. A PEUGEOT dispõe atualmente de 155 pontos de venda espalhados pelo território nacional. A montadora francesa vende em média mais de 100 mil veículos no mercado brasileiro anualmente.
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A marca no mundo
Os veículos da PEUGEOT são vendidos em aproximadamente 160 países através de uma rede de 10 mil concessionárias. Atualmente, a montadora francesa possui 24 fábricas distribuídas por todo o mundo. As vendas da montadora francesa, sempre muito forte na Europa, ganham destaques em países como China, Rússia e América Latina, especialmente o Brasil. Somente em 2009, a marca comercializou mais de 1.8 milhões de veículos.
Você sabia?
 A marca PEUGEOT tem quase 60 de sua produção vendida no continente europeu. 

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