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terça-feira, 18 de junho de 2013

Troca do cilindro de roda traseiro (burrinho de freio) do Peugeot 206.

Trocar o cilindro de roda do Peugeot não é bicho de sete cabeças, com apenas poucas ferramentas e alguma habilidade faz-se o serviço tranquilamente sem problemas eis algumas ferramentas:

* Chave de caixa nº 32 para retirada da porca que prende o tambor.
* Chave boca estria nº 8 para fazer as sangrias.
* Chave boca estria nº 10 para retira do cilindro de roda
* Ferramentas diversas.

1ª Etapa:
Com o carro imobilizado ou seja calçado na frente com alguma coisa que possa impedir de fazer movimentos pois iremos fazer reparos na roda traseira, lembre-se de calçar a roda dianteira tanto na frente como atrás da roda (pneu).

A porca que segura o tambor de freio do peugeot não tem trava ou alguma coisa que prenda no eixo, repare que o eixo tem uma cavidade que é amassado a porca nessa cavidade a fim de travar a roda, desfaça esse amassado com ajuda de um pequeno ponteiro ou talhadeira com cuidado, pegue a chave de caixa 32 e retire a porca girando sentido anti horário, a foram de retirar e colocar as porcas dos eixos são normais tanto de um lado com do outro, não faça esforço atoa se a porca estiver muito dura para sair bata com uma pequena marreta na chave fazendo com que a porca possa se movimentar, sempre fazendo o esforço para retirada da mesma.

Retirado a porca vá dentro do carro e solte o freio de mão, retire a proteção que envolve o mesmo e veja que atrás dessa capa tem um parafuso que prende a proteção, atrás da alavanca você irá ver uma porca com parafuso acho que é 1/2'' ou 13 mm afrouxe bem.

Agora levante o carro e calce para que o macaco não caia e talvez cause um acidente, retire o pneu ou retire a porca que você afrouxou que sai com tambor junto, feito isso veja que tem dois rolamentos, um saiu quando você puxou o tambor o outro está preso no tambor, repare também que tem duas arruelas de plástico que tem a função de não permitir que passe sujeira para os rolamentos, veja com você está tirando para não se perder.

2ª Etapa:
Retire o cano de freio e també as porcas que fixam o cilindro do espelho da roda que é essa lata arredondada que também serve de tampa para o tambor.

Eu consegui retirar o cilindro com um esforço até pequeno mas se tiver que retirar uma das molas faça com cuidado e afrouxe a regulagem das lonas que você vai ver um cilindro com um parafuso e uma porca envolto nele, retire e cilindro danificado e limpe bem todo do local com água raz, seque com uma pano em seguida, se as lonas estiverem umedecidas lixe as mesmas, limpe também o tambor de freio.

Faça a montagem com o inverso da desmontagem, uma dica não esqueça das arruelas de plásticos (eu chamo assim pois não sei o nome delas) para se ter uma idéia coloque o tambor no virado com a parte que fica as lonas e coloque o rolamento na posição e a arruela de plástico, você verá que essa arruela tampa o rolamento.

Faça a montagem ao contrário do que desmontou e lave também o rolamento e coloque graxa de boa qualidade.

Após tudo montado faça a sangria das rodas começando pela roda mais distante e outra coisa na hora de rosquear o cano de óleo no cilindro faça primeiro com a mão e depois termine o aperto com a chave.

Após apertar bem a porca (porca que prende o tambor de freio ao eixo) trave de novo amassando contra o eixo da roda na parte que fica a cavidade.


Gente é mais ou menos assim qualquer coisa é só postar um comentário que eu tento explicar melhor.

7 comentários:

  1. Cara, nao consigo tirar o tambor de jeito nenhum!!!!!

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    1. Você soltou o freio de mão? Se não existe duas porcas de regulagem que fica na parte inferior do freio de mão, retire a capa de proteção que você verá é só soltar, se soltou e não saiu pegue uma martelo e vá dando pequenas marteladas de leve e ir girando o tambor tente fazer isso forçando para fora, eu mesmo tive muitos problemas com o meu, qualquer coisa é só postar um cometário, obrigado.

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  2. Olá, Elizeu. Segui a orientação e deu tudo certo. Tive que bater forte para soltar o tambor, mas não danificou os rolamentos.
    Têm alguma postagem sobre farol alto que permanece aceso?

    Muito obrigado!

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    1. Amigo fico feliz por ter ajudado, nós trocamos de novo esse rolamento só que dessa vez colocamos o original que está em torno de R$190,00 cada um por aqui, o paralelo não durou muito, e em relação do farol isso ainda não aconteceu comigo mas o que vem antes das lâmpadas é o relê só que eu não tenho como te dizer a localização dele que se está acesso direto deve ser ele ou na pior das hipóteses o comando que falam que é frágil, se eu achar alguma coisa posto por aqui.

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  3. Vou tentar amanhã agora que já sei quais as ferramentas que devo usar vai ficar mais fácil

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