Trocar o cilindro de roda do Peugeot não é bicho de sete cabeças, com apenas poucas ferramentas e alguma habilidade faz-se o serviço tranquilamente sem problemas eis algumas ferramentas:
* Chave de caixa nº 32 para retirada da porca que prende o tambor.
* Chave boca estria nº 8 para fazer as sangrias.
* Chave boca estria nº 10 para retira do cilindro de roda
* Ferramentas diversas.
1ª Etapa:
Com o carro imobilizado ou seja calçado na frente com alguma coisa que possa impedir de fazer movimentos pois iremos fazer reparos na roda traseira, lembre-se de calçar a roda dianteira tanto na frente como atrás da roda (pneu).
A porca que segura o tambor de freio do peugeot não tem trava ou alguma coisa que prenda no eixo, repare que o eixo tem uma cavidade que é amassado a porca nessa cavidade a fim de travar a roda, desfaça esse amassado com ajuda de um pequeno ponteiro ou talhadeira com cuidado, pegue a chave de caixa 32 e retire a porca girando sentido anti horário, a foram de retirar e colocar as porcas dos eixos são normais tanto de um lado com do outro, não faça esforço atoa se a porca estiver muito dura para sair bata com uma pequena marreta na chave fazendo com que a porca possa se movimentar, sempre fazendo o esforço para retirada da mesma.
Retirado a porca vá dentro do carro e solte o freio de mão, retire a proteção que envolve o mesmo e veja que atrás dessa capa tem um parafuso que prende a proteção, atrás da alavanca você irá ver uma porca com parafuso acho que é 1/2'' ou 13 mm afrouxe bem.
Agora levante o carro e calce para que o macaco não caia e talvez cause um acidente, retire o pneu ou retire a porca que você afrouxou que sai com tambor junto, feito isso veja que tem dois rolamentos, um saiu quando você puxou o tambor o outro está preso no tambor, repare também que tem duas arruelas de plástico que tem a função de não permitir que passe sujeira para os rolamentos, veja com você está tirando para não se perder.
2ª Etapa:
Retire o cano de freio e també as porcas que fixam o cilindro do espelho da roda que é essa lata arredondada que também serve de tampa para o tambor.
Eu consegui retirar o cilindro com um esforço até pequeno mas se tiver que retirar uma das molas faça com cuidado e afrouxe a regulagem das lonas que você vai ver um cilindro com um parafuso e uma porca envolto nele, retire e cilindro danificado e limpe bem todo do local com água raz, seque com uma pano em seguida, se as lonas estiverem umedecidas lixe as mesmas, limpe também o tambor de freio.
Faça a montagem com o inverso da desmontagem, uma dica não esqueça das arruelas de plásticos (eu chamo assim pois não sei o nome delas) para se ter uma idéia coloque o tambor no virado com a parte que fica as lonas e coloque o rolamento na posição e a arruela de plástico, você verá que essa arruela tampa o rolamento.
Faça a montagem ao contrário do que desmontou e lave também o rolamento e coloque graxa de boa qualidade.
Após tudo montado faça a sangria das rodas começando pela roda mais distante e outra coisa na hora de rosquear o cano de óleo no cilindro faça primeiro com a mão e depois termine o aperto com a chave.
Após apertar bem a porca (porca que prende o tambor de freio ao eixo) trave de novo amassando contra o eixo da roda na parte que fica a cavidade.
Gente é mais ou menos assim qualquer coisa é só postar um comentário que eu tento explicar melhor.
Cara, nao consigo tirar o tambor de jeito nenhum!!!!!
ResponderExcluirVocê soltou o freio de mão? Se não existe duas porcas de regulagem que fica na parte inferior do freio de mão, retire a capa de proteção que você verá é só soltar, se soltou e não saiu pegue uma martelo e vá dando pequenas marteladas de leve e ir girando o tambor tente fazer isso forçando para fora, eu mesmo tive muitos problemas com o meu, qualquer coisa é só postar um cometário, obrigado.
ExcluirOlá, Elizeu. Segui a orientação e deu tudo certo. Tive que bater forte para soltar o tambor, mas não danificou os rolamentos.
ResponderExcluirTêm alguma postagem sobre farol alto que permanece aceso?
Muito obrigado!
Amigo fico feliz por ter ajudado, nós trocamos de novo esse rolamento só que dessa vez colocamos o original que está em torno de R$190,00 cada um por aqui, o paralelo não durou muito, e em relação do farol isso ainda não aconteceu comigo mas o que vem antes das lâmpadas é o relê só que eu não tenho como te dizer a localização dele que se está acesso direto deve ser ele ou na pior das hipóteses o comando que falam que é frágil, se eu achar alguma coisa posto por aqui.
ExcluirVou tentar amanhã agora que já sei quais as ferramentas que devo usar vai ficar mais fácil
ResponderExcluirObrigado por visualizar o blog.
ExcluirQuero saber se a chave 32 da no 207
Excluir