Olá amigos tenho um 206 importado da Argentina com motor 1.6 e 8V e nesse blog eu conto as aventuras e desventuras com um Peugeot 206, vale dizer que não sou intelectual ao ponto de saber com precisão a arte de escrever difícil, sou técnico em elétrica automotiva (minha nova profissão) e com conhecimentos de mecânica automotiva, esse blog é para compartilhar com outros donos desse glorioso e odioso carro as experiências adquiridas ao longo dos tempos com os nossos erros e acertos, o mais fiquem na paz.

domingo, 21 de julho de 2013

Montagem do cabeçote e correia dentada do 206 1.6 8v

B1DJ0AK1 - 206 MOTOR TU5JP MOTOR TU1JP MOTOR TU3JP
MONTAGEM CABEÇA -MOTOR
1 - FERRAMENTA ESPECIAL

descriçãoreferênciareferência
[1] cavilha do volante do motor(-).0132-QZ-
[2] freio de fixação das camisas(-).0132-A1Z
[3] cavilha da árvore de cames(-).0132-R
[4]chave de aperto angulartipo FACOM D360tipo FACOM D360
[5] chave de fixação(-).0132-AA6016-T

2 - CONTROLO DOS PARAFUSOS DA CABEÇA DO MOTOR ANTES DA REUTILIZAÇÃO

Medir o comprimento (X) dos parafusos da cabeça .
IMPERATIVO : o comprimento x deve ser inferior a 176,5 mm .
Escovar as roscas dos parafusos da cabeça .
Aplicar óleo motor limpo nas roscas e sob as cabeças dos parafusos .
3 - MONTAGEM

Limpar as roscas dos parafusos da cabeça no bloco de cilindros utilizando um macho .
Confirmar a presença dos troços (1) .
Rodar a cambota e bloqueá-la com a ferramenta [1] .
Bloco cilindros em alumínio : Desmontar os fixadores das camisas [2] .
Montar a junta da cabeça (2) orientando as inscrições lado cabeça .

Montar a polia da árvore de cames (3), sem a apertar .
Montar a cavilha da árvore de cames [3] .

Montar :
  • a cabeça (4)
  • a rampa dos balanceiros (6) confirmando a presença e o posicionamento correcto dos troços
NOTA : balanceiros de patins : lubrificar as cames e os patins dos balanceiros .
ATENÇÃO : balanceiros de roletes : evitar o contacto directo das mãos com as pistas dos rolos dos balanceiros, aplicar uma leve película de óleo motor limpo nas pistas dos rolos e no eixo dos balanceiros quando da montagem da rampa, confirmar a ausência de ponto duro nos rolos dos balanceiros .

Montar :
  • os parafusos da cabeça
IMPERATIVO : apertar os parafusos da cabeça pela ordem indicada .

Colocar o rodízio esticador (7) .
Montar a porca (8) e apertar á mão (esticador posição minimo) .
Montar uma correia de distribuição nova .
Respeitando o seu sentido de montagem, instalar a correia, no troção (A) bem tensa, na ordem seguinte :
  • cambota
  • árvore de cames
  • bomba de água
  • rolete tensor
Rodar o rolete tensor no sentido inverso dos ponteiros de um relógio para esticar levemente a correia (A) .
Apertar a porca (8) .
Desmontar as ferramentas de comando [1], [3] .
Efectuar quatro voltas da cambota no seu sentido normal de rotação .
Apertar o parafuso (9) a 8 m.daN utilizando a ferramenta [5] .

afinar as válvulas
colocar em abertura plena a válvula : escapeadmissão : 0.20 mmescape : 0.40 mm
134
342
421
213

balanceiros equipados com parafusos (10) .

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