B1DJ0AK1 - 206 MOTOR TU5JP MOTOR TU1JP MOTOR TU3JP
MONTAGEM CABEÇA -MOTOR
1 - FERRAMENTA ESPECIAL
descrição | referência | referência |
---|---|---|
[1] cavilha do volante do motor | (-).0132-QZ | - |
[2] freio de fixação das camisas | (-).0132-A1Z | |
[3] cavilha da árvore de cames | (-).0132-R | |
[4]chave de aperto angular | tipo FACOM D360 | tipo FACOM D360 |
[5] chave de fixação | (-).0132-AA | 6016-T |
2 - CONTROLO DOS PARAFUSOS DA CABEÇA DO MOTOR ANTES DA REUTILIZAÇÃO
Medir o comprimento (X) dos parafusos da cabeça .
IMPERATIVO : o comprimento x deve ser inferior a 176,5 mm .
Escovar as roscas dos parafusos da cabeça .
Aplicar óleo motor limpo nas roscas e sob as cabeças dos parafusos .
3 - MONTAGEM
Limpar as roscas dos parafusos da cabeça no bloco de cilindros utilizando um macho .
Confirmar a presença dos troços (1) .
Rodar a cambota e bloqueá-la com a ferramenta [1] .
Bloco cilindros em alumínio : Desmontar os fixadores das camisas [2] .
Montar a junta da cabeça (2) orientando as inscrições lado cabeça .
Montar a polia da árvore de cames (3), sem a apertar .
Montar a cavilha da árvore de cames [3] .
Montar :
- a cabeça (4)
- a rampa dos balanceiros (6) confirmando a presença e o posicionamento correcto dos troços
NOTA : balanceiros de patins : lubrificar as cames e os patins dos balanceiros .
ATENÇÃO : balanceiros de roletes : evitar o contacto directo das mãos com as pistas dos rolos dos balanceiros, aplicar uma leve película de óleo motor limpo nas pistas dos rolos e no eixo dos balanceiros quando da montagem da rampa, confirmar a ausência de ponto duro nos rolos dos balanceiros .
Montar :
- os parafusos da cabeça
IMPERATIVO : apertar os parafusos da cabeça pela ordem indicada .
Colocar o rodízio esticador (7) .
Montar a porca (8) e apertar á mão (esticador posição minimo) .
Montar uma correia de distribuição nova .
Respeitando o seu sentido de montagem, instalar a correia, no troção (A) bem tensa, na ordem seguinte :
- cambota
- árvore de cames
- bomba de água
- rolete tensor
Rodar o rolete tensor no sentido inverso dos ponteiros de um relógio para esticar levemente a correia (A) .
Apertar a porca (8) .
Desmontar as ferramentas de comando [1], [3] .
Efectuar quatro voltas da cambota no seu sentido normal de rotação .
Apertar o parafuso (9) a 8 m.daN utilizando a ferramenta [5] .
afinar as válvulas | ||
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colocar em abertura plena a válvula : escape | admissão : 0.20 mm | escape : 0.40 mm |
1 | 3 | 4 |
3 | 4 | 2 |
4 | 2 | 1 |
2 | 1 | 3 |
balanceiros equipados com parafusos (10) .
boia noite
ResponderExcluirmeu peugeot 206 arrebentou a correia dentada,depois do ocorrido acho que não acertei o ponto ele pega sem lenta e parece que esta em 3 cilindros
o que pode ser..sendo que ele é motor 1.4 8 valvulas