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sábado, 6 de julho de 2013

Troca do líquido de arrefecimento do radiador.

Hoje fiz a troca do líquido de arrefecimento do radiador e fiz de maneira básica, esse procedimento talvez não seja o recomendado pelo fabricante mais serve para ter uma pequena noção sobre o assunto.

* Primeiro com o motor frio abra a tampa do reservatório de água e desconecte a mangueira que é ligada ao reservatório ela é fina e fica ligada na parte de cima do bojo do reservatório e vai até o radiador que também é conectada na parte superior do radiador.

* Depois de desconectada a mangueira deixa na posição para baixo (lembrando que você a desconectou no reservatório) e com uma pequena mangueira de jardim vá adicionando água no reservatório e veja que na mangueira sai uma água enferrujada que foi meu caso.

* O ideal é dispor de água filtrada sem cloro, água o bastante pois enquanto estiver saindo água suja, deverá adicionar água no reservatório o suficiente para não deixar faltar pois pode dar ar no sistema, tome cuidado com isso, sempre tendo água circulando não tem problemas, ou seja, sai pela mangueira água suja mas entra água limpa no reservatório.

* Depois é só conectar a mangueira e adicionar água até ao nível recomendado, eu ainda não comprei o aditivo para o radiador recomendado pelo fabricante por isso não o coloquei, depois é só desconectar a mangueira e deixar o nível abaixar e nivelar na marcação do reservatório.

Bom foi assim, no manual o procedimento deve ser outro mas não o tenho em mãos, e outra coisa existe na parte inferior do radiador uma pequena válvula giratória que serve pra drena a água mas como o meu não saiu nada eu tive que fazer como descrevi.

14 comentários:

  1. Olá caro amigo amante de PUG´s como eu. Gostaria de lembra-lo que é interessante utilizar aguá desmineralizada, ou seja, aguá destilada. Desta forma evita-se a calcinação do sistema pelos minerais encontrados na aguá comum, retardando significativamente a corrosão no sistema de arrefecimento.
    A pergunta é: onde conseguir maior volume de aguá destilada e com menor custo? ou sem nenhum custo? fica uma dica, a água liberada pelos condicionadores de ar é perfeitamente destilada por condensação, sendo assim um ar condicionado que esteja limpo ou equipamento mais novos, podem fornecer quantos litros de água destilada forem necessários, o que é o ideal para utilização em sistemas de arrefecimento, junto ao aditivo é claro. Fica aí minha dica, abraços. Atenciosamente
    Fábio Luís C. Rocha

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    1. Amigo vou fazer a limpeza novamente mas agora colocando água desmineralizada e aditivo.

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  2. Alguém sabe qual é o aditivo indicado pela Peugeot ?

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    1. Amigo no final do blog tem uma tabelinha que diz qual o aditivo recomendado = liquido do rad = supra coolant = proteção 35°C

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  3. Tenho um Peugeot 106 e a luz do arrefecimento está acendendo, sempre quando pego estrada com o giro do motor em baixa rotação, já troquei o sensor de temperatura e verifiquei que o antigo dono tirou a válvula termostática... Não sei o que pode ser que está fazendo a luz acender e superaquecer o carro, pois na cidade a ventoinha funciona normalmente e a luz não acende.
    Obrigado a quem puder me ajudar.

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  4. Tenho um Peugeot 106 e a luz do arrefecimento está acendendo, sempre quando pego estrada com o giro do motor em baixa rotação, já troquei o sensor de temperatura e verifiquei que o antigo dono tirou a válvula termostática... Não sei o que pode ser que está fazendo a luz acender e superaquecer o carro, pois na cidade a ventoinha funciona normalmente e a luz não acende.
    Obrigado a quem puder me ajudar.

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    1. Amigo talvez existe ar dentro do sistema de arrefecimento o ar provoca as "fervuras" no sistema já que a lâmpada só acende as vezes, faça uma "sangria" do sistema trocando a água e colocando aditivo apropriado.

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    2. Caro amigo, sem a válvula termostatica vai ocorrer este problema sim.. Pois ela é responsável por reter a água que fica no bloco do motor até atingir na casa dos 90graus,e liberada a água que já está fria do radiador para o motor novamente.. Sem a válvula termostatica a água do sistema vai ficar totalmente aquecida.. Fazendo que em alguns momentos ultrapase a temperatura correta de trabalho... Por isso é importante a válvula..

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    3. errado. Sem a valvula a agua circula livremente , e na estrada com vento frio constante no radiador era pra acontecer justamente o contrario, a temepratura cair e cair como acontece no meu.

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  5. onde achar esse supra coolant e como é o tipo da embalagem dele, tem como alguem que sabe qual é, procurar e por link aki pra nos ver qual é?

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    1. Amigo no Mercado Livre ou nas boas casas do ramo de auto peças, em média é uns R$20,00 o litro.

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    2. Amigo o motor não pode funcionar sem a valvula termostatica o que ocorre que nos temos no sistema do motor uma via que se chama by pass essa via e fechada quando a valvula termostatica abre conforme a temperatura do motor obrigando 100% da agua a passar pelo bloco do motor. Se não tem a valvula parte da agua retorna para o radiador sem passar pelo bloco o que pode causar um lento superaquecimento.

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  6. Mais qual é o aditivo correto para 206 ano 2005 1.4 8v?

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