Seguidores

Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Bieleta dianteira da barra estabilizadora do Peugeot 206.

Mal meu irmão comprou o carro e já teve um problema, ao andar no domingo ele escutou um barulho na dianteira e no caminho para casa esse barulho continuava conforme fazia movimentos com a direção, a noite quando cheguei no domingo ele me falou e nem tive tempo para olhar o local para averiguação, logo de manhã na segunda fui bem devagar ao mecânico de confiança que temos e acabei descobrindo que era a bieleta que soltou quebrando nas buchas, se eu tivesse olhado teria constatado o problema e retirado na hora, veja as imagens que peguei na net.


Esse á a peça que pensávamos que o barulho seria rolamentos, homocinética, trizeta, etc, pelo barulho que fazia semelhante a esses exemplos que citei.


No ML livre custa R$35,00 o mesmo preço cobrado na Tigrão da Penha/RJ, na loja a gente pode comparar as peças pois já comprei coisas que não eram o que eu queria e perdi tempo em trocar.







Ela se rompeu na própria barra, o círculo é a barra estabilizadora e aquela haste nela para cima é a bieleta, foi nesse ponto que se rompeu a bucha soltou da parte metálica ficando a deriva fazendo todo o barulho.











Veja o local da peça que é a número 4 do desenho ao lado, a idéia é simples na hora da troca, levante o carro, retire o pneu e solte a haste na hora de encaixar a peça nova com talvez será necessário fazer um pequeno esforço na barra estabilizadora a fim de encaixar a bieleta no lugar o mais é fácil.

Meu irmão ainda não comprou, e pode andar normalmente sem problemas devendo ter cuidado nas curvas de longo alcance e em buracos.

70 comentários:

  1. BLZ GOSTEI DAS DICAS !! DEPOIS VOU COMPARTILHAR ALGUMAS DICAS ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade amigo e compartilhe com outros donos de Peugeot e se tiver alguma dica pro blog estamos a disposição.

      Excluir
  2. estou com um grave problema na supensao dianteira, troquei os batentes, amoretecedores, bandejas e bieletas.Saiu zero da oficina sem nenhum barulho, depois de 2 dias começou a fazer o barulho e quando fui olhar as buchas das bandejas estouraram e as bieletas tambem,a impressao é que agulma coisa esta forçando de mais estas peças que acabam se rompendo, depois de tudo isso que troquei tem algum dica do que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Jaqueline vou falar o que os outros donos de Peugeot me falaram: É que se tratando de Peugeot qualquer coisa que se refere a suspensão tem que colocar peças originais pois as paralelas não suportam o atrito e estouram com facilidade, meu irmão tem um pug 206 em que ele trocou a haste nº 4 da figura, colocou paralela e durou menos de 10 dias, pois elas estouram tudo, substitui por originais e até hoje estão perfeitas.

      A dica é suspensão sempre é recomendado peças originais são caras mais não nos dão dor de cabeça depois, obrigado pelo comentário e qualquer coisa é só postar um novo comentário, boa sorte e fique atenta o que o mecânico diz pois nem sempre acertamos com eles.

      Excluir
  3. Amigo, você mesmo efetuou a troca da bieleta? Meu 206 está com um barulho quando passo por quebra molas ou buracos parecido com um molho de chaves ou corrente. Me disseram que poderia ser bieletas, bandejas ou braços axiais. Vi que a bieleta do lado do motorista está com a borracha rasgada. Consigo trocar facilmente se ter que levar no mecânico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim você pode trocar facilmente, pra isso você terá que soltar a roda e soltar os parafusos que seguram a peça número do desenho, solte no amortecedor e também na barra, coloque na barra e depois no amortecedor talvez terá que fazer algum pequeno esforço para encaixar a bieleta, é simples e fácil, depois que tiver levantado o carro sem a roda calce pois com os movimentos o carro vai balançar e é bom que você se previna de acidentes para o carro não cair do macaco, o mais é fácil e outra coisa a minha recomendação é se um lado estiver gasto troque os dois e coloque original pois o paralelo dura 6 meses somente, já ouvi falar que a bieleta do tempra serve e é toda de aço a do Peugeot tem borracha e plástico, eu nunca fiz essas modificações pois quando soube disso já havíamos trocado por aqui. Qualquer coisa é só escrever, abraços.

      Excluir
  4. Provavelmente as torres onde vai o amortecedor foram montadas invertidas, Os encaixes onde vão as bieletas tem um angulo diferente ao lado oposto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica sempre é bom ficar atento aos detalhes.

      Excluir
  5. Olá amigo, tenho 206 soleil 2001 1.6 16v argentino, estou com problema na bieleta esquerda (motorista) todas que foram trocadas quebraram ao descer o carro, inclusive uma original cofap, sabe o que pode estar acontecendo, pois o mecânico disse que talvez possa ser o telescópio que esta torto e forçando a bieleta e por isso a mesma não aguenta a pressão e quebra.
    Obs.: Todas as bieletas que comprei vieram com os lados iguais, diferente da figura acima, tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo no meu 206 1.6 8V argentino os pivôs são do mesmo lado, diferente o que mostra na imagem acima, mas tem a venda em sites a invertida que alguns dizem ser para os 206 com 16V, já teve alguns comentários por aqui me disseram que colocaram a do Tempra que não quebra fácil, agora você terá que pesquisar em lojas e fazer as comparações com ambas, o âmgulo das torres dos amortecedores também influi, os kit dos amortecedores pois se estiverem deteriorados as torres inclinam, enfim falando por aqui não é fácil mas volte a postar mais informações para podermos te ajudar, vlw amigo.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Amigo, tenho um peugeot 206 selection 2003, ele esta com uma barulheira danada na dianteira, os amortecedores e bandejas estao em bom estado, será as bieletas que estao causando esse barulho ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo quando as bieletas estão ruins elas quebram acredito eu, mas você pode dar uma olhada retirando o pneu e movendo com a mão a bieleta, agora depende muito do tipo do barulho se é ao passar no buraco, ou virar a direção, etc,

      Uma coisa que eu faço é levantar o carro mesmo de um lado só e ficar olhando por algum tempo por baixo a fim de descobrir algo fora do normal.

      Excluir
  8. entao é só ao passar em buracos ..

    ResponderExcluir
  9. olá estou com problemas na suspensão traseira, as rodas parece que estão pra dentro. Algum caso semelhante???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://vitrinecars.blogspot.com.br/2014/01/barulho-na-suspensao-traseira-no-pug-do_27.html

      Excluir
    2. O eixo traseiro dizem que embuxar não resolve pois com o tempo aquele conserto volta a dar problemas, a tal bucha que dizem ser PU ou plástico ela é recomendada para o eixo que estiver muito comido com deformações, mas o melhor é colocar os rolamentos da manga de eixo originais que custam quase R$200,00 cada esse sim dura um bom tempo, tem um outro similar que custa quase 75,00 e dura pouco pois meu irmão colocou um similar e durou 6 meses e o eixo bate muito quando esse rolamento quebra, o mais recomendado é colocar o original infelizmente, veja o link no meu blog que falo um pouco mais disso.

      Excluir
  10. Boa noite,
    Tenho um peugeot 206 soleil, ele esta com um barulho insuportavel( nhec nhec) e parece que as rodas dianteiras vao cair quando passo em algum buraco (por menor que seja), ou sobre o trilho do portão. alguma dica por gentileza????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo você precisa saber em que lado vem o barulho e retirar a roda dianteira e mexer com a mão a bieleta pra ver se está firme ou folgada, se estiver bem folgada ela está desgastada e podendo criar esse barulho que você está ouvindo, se fosse as buchas a sua direção estariam meia boba na estrada mas o que você reclama somente do barulho, pode ser isso, caso a bieleta esteja bem folgada troque por novas e use originais pois as paralelas duram menos de 30 dias, boa sorte e obrigado por visualizar o blog.

      Excluir
    2. Qualquer coisa escreva pra gente.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Cara, tenho um 207 com 52.000km. Estou ouvindo há meses um barulho na parte dianteira dele, como se fosse um trec trec; toda vez que passo num buraco ou em ruas com desníveis... O problema é que em asfalto liso não ouço nada, em lombada também não... E ninguém sabe dizer o que o coitado tem!!! To pensando em vender já por não descobrir a causa desse barulho. Agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo meu irmão agora está com algo semelhante ao seu e já foi verificado no 206 dele tudo que possa imaginar na suspensão e só os kit dos amortecedores ainda não foram mexidos, o ruim que é caro e sua troca não garante, no Palio da minha esposa fazia esse barulho ao virar a direção eram os kit dos amortecedores já no peugeot não sei se pode ser isso, fica a dica amigo.

      Excluir
    2. Fala pessoal! O meu Peugeot estava com um problema desses. Muito barulho na parte dianteira. Parecia que está tudo solto quando passava em estradas de paralelos. Tentamos várias coisas e, no fim das contas, o problema era terminal de direção. Troquei só o terminal do lado do carona e o bate bate parou!
      Fica a dica pro pessoal!

      Excluir
  13. Gostei muito das dicas!!! Obrigado!!!
    O meu é o 206 1.6 8v 2000/2001, e a bieleta do lado direito(passageiro) quebrou ao meio. Vou dar uma olhada na bieleta do Tempra e ver se realmente da certo e compartilho aki com a galera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo obrigado por acessar o blog, tanto no 206 quanto no tempra eu acho que existe dois modelos um de pinos no mesmo sentido e outro invertido como mostra a figura acima, pena que eu não sei qual o foi usada pois peguei a dica de um mecânico que afirmou e outros me disseram a mesma coisa, caso coloque a do 206 prefira a original pois a paralela solta em menos de 1 mês.

      Excluir
    2. Meu amigo vc conseguiu trocar pelas de tempra??? deu certo.. eu tenho aqui as bieletas do pegeout e os pinos são no mesmo sentido.

      Excluir
    3. Alguem pode me dizer se trocaram a bielheta pela do tempra e deu certo a troca durou mais tempo? Alguém sabe no Rio de janieor onde compro peças originais da pegeout?

      Excluir
    4. Amigo quando eu tinha Peugeot eu sempre comprava na Tigrão ou Altese que ficam na Av Lobo Jr Penha/RJ

      Excluir
  14. Boa boite! Tenho um Peugeot 206 ano 2001,quando eu ando c ele,ele se joga todo p direita,levei ao mecânico e ele falou q a balança está quebrada,é perigoso andar c a balança quebrada até trocar? Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente as buchas da balança estão detonadas e com isso você perde a estabilidade do carro, também você terá um consumo maior do pneu em questão do problema com a balança, sugiro que troque os dois lados e sempre originais, pode comprar em lojas fora das concessionárias, o perigo é você perder a direção em caso de chuva ou lama o mais se andar com cuidado tudo bem.

      Excluir
  15. Prezados, uma dúvida, estou com bieletas para colocar num 207 passion, pois de mês em mês vem quebrando, uma dúvida me surgiu, os parafusos das bieletas são voltadas para o mesmo lado, e quando colocar no carro, os parafusos são voltados para trás ou para frente? Já troquei uma vez e infelizmente não fui olhar no momento que o mecânico tirou.
    Agradeço
    gil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo apesar do desenho acima elas estarem com seus parafusos de fixação ao contrário eles são do mesmo lado, prefira sempre as originais pois duram mais do que as paralelas e procure em lojas fora da autorizada pois são mais em conta.

      Excluir
  16. Boa tarde... tenho um 207. Troquei amortecedores, buchas, batentes, coifas dianteiras. Com alguns dias de uso começou um "tuk tuk" na suspensão quando passo em trepidações e buracos, especialmente quando as rodas estão esterçadas para a direita... o mecânico disse que era os batentes que estouraram novamente, ai trocou na garantia.... mas o barulho voltou novamente... o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo você poderia ver as bieletas da suspensão que estão descritas acima ou procure no índice aqui mesmo no blog, veja a do lado direito ela tem que ficar bem justa se estiver com folga poderá ser ela, já viu as buchas da barra estabilizadora? Ela pega de uma lado a outro na suspensão, no desenho acima são os desenhos de número 1 e 4.

      Excluir
    2. O meu também troquei tudo e em poucas semanas recomeçou a batucada. Uma coisa que notei é que há difetença no angulo da barra estabilizadora do 206 aqui no Brasil para outros peugeot de fora. Aqui a bieleta trabalha com o pivô totalmente para baixo e sempre rasga e em alguns estrangeiros que vi, a barra estabilizadora fica com um angulo poucos milimetros para cima. Deixando o pivô mais no centro , permitindo trabalhar livremente para baixo e para cima. Não sei se minha afirmaçao procede mas prece ter lógica, pois você pode notar no seu peugeot que o pino de encaixe da bieleta que vai na parte da barra estabilizadora fica com um angulo totalmente para baixo e ao meu ver trabalha forçado. Para mim essa seria lógica para as bieletas nao aguentarem às vezes nem um mês
      Mecânicos, fica aí a dica para avaliarem esse caso. Será que isso não é proposital?

      Excluir
  17. Pessoal meu caso é o seguinte, tenho peugeot 206 1.6 8v selection 2003/2004, quando ando em ruas de pedra ( não asfaltada) ou leves buracos faz um barulho parecido com sino ou molho de chave na roda dianteira do passageiro, vou levar no mecânico e ver se é a bieleta, depois que resolver eu irei postar o resultado aki ok, obrigado pela dica galera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Evandro por visualizar o blog e agradeço também por manter o contato a fim de ajudar outros colegas.

      Excluir
  18. Olá pessoal, achei o meu problema, esse barulho que parecia com sino ou molho de chaves representava que era na roda dianteira, mas não era, o problema era na Haste do cambio que ocasionou uma folga nas juntas, não era nada serio mas vou ter que conviver com o barulho até eu efetuar a troca do mesmo, mas eu recomendo trocar o quanto antes por motivo de segurança.
    Fica ai a dica, Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Obrigado amigo pelo retorno com certeza a sua dica irá ajudar outros proprietários.

    ResponderExcluir
  20. Olá, amigos! Tenho um Peugeot 206 presence 1.6 16v 2006. Tenho ele há pouco mais de um mês e recentemente notei que quando viro a direção para qualquer dos lados ocorre um barulho (toc) que pode ser sentido próximo ao pedal da embreagem se estiver com o pé no assoalho. O estalo acontece a cada giro de 180° no volante. Ainda não levei a um mecânico pios como não tenho nenhum de confiança ainda, prefiro ter uma noção do possa ser antes e evitar ser "enganado". Desde já agradeço se alguém puder ajudar. Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Vagner o pug 206 do meu irmão aconteceu isso semelhante ao que você descreve e era a bieleta que estava estourada, levante o carro e retira umas das rodas na dianteira ou tente ver por detrás delas a bieleta e faça movimentos com a mão na própria a fim de descobrir quais das duas está danificada elas tem que ser justas mas com mínima folga o do meu irmão estava pendurada, boa sorte.

      Excluir
    2. parece ser homocinética

      Excluir
  21. Boa tarde, tenho peugeot 206 16v 2001, esta saindo um cheiro desagradável na surdina, só que não se vê fumaça nenhuma, oq pode ser ?

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, tenho peugeot 206 16v 2001, esta saindo um cheiro desagradável na surdina, só que não se vê fumaça nenhuma, oq pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo surdina seria o cano de saída de gases provenientes da combustão do motor, certo? Bom meu irmão uma época sentiu um péssimo odor no seu pug e o motor parecia querer morrer foi quando olhamos debaixo do carro e vimos que o catalizador estava avermelhado e e olha que havia poucos minutos que havia sido ligado, dê uma olhada debaixo do carro e veja se tem algo diferente, no pug do meu irmão também saia alguma fumaça pelo motor vindo do catalizador que fica por baixo, ou pode ser que o seu motor já esteja queimando óleo de motor junto com o combustível.

      Excluir
  23. Bom dia tenho um pug moonlight , e quando distorço a direção em piso irregular ele faz um tloc tloc tloc. Não são bieletas, nem buças da barra , não são coxim de câmbio e nem amortecedor.
    Estou achando que poderia ser a caixa de direção, mas o mecânico disse que ela esta firme e não sentimos nhm tripidação no volante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para ser tudo isso que você citou realmente você sentiria uma pequena trepidação no volante mas se não dê uma olhada na barra estabilizadora que fica na dianteira, existe umas buchas nela e pode estar rompidas internamente.

      Excluir
  24. BOA NOITE.... TENHO UM PEUGEOT 206 SOLEIL 2003, TROQUEI AS RODAS ORIGINAIS POR RODAS 17, POREM TA FAZENDO UM BARULHO INTENSO PARECENDO Q ESTA BATENDO FERRO COM FERRO, JA FUI EM 2 MECANICOS E NAO ENCONTRO SOLUÇAO, ALGUEM PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo com certeza o barulho deve ser mais intenso mais na traseira, certo? A suspensão do 206 não é boa pra rodas de diâmetro maior, ou você reduz a polegada ou tente levantar um pouco mais a traseira, mas isso custo caro.

      Excluir
  25. Tenho um pug 207 2010 50mil km, as buchas estao estouradas e o mecanico disse que nesse modelo nao é possivel trocar apenas as buchas que tbm precisa trocar as bandejas, pois as buchas vem junto na bandeja como uma unica peça. Queria saber se isso procedo. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo é a pura e cruel verdade, as buchas e a bandeja se tornam uma única peça e quando um ou outro componente fica defeituoso o conjunto todo tem que ser trocado, coloque peças originais pois duram mais as paralelas são muito ruins, existe lojas que vedem originais sem ser autorizadas, boa sorte amigo.

      Excluir
    2. Dá para trocar as buchas sim, mas nenhum mecênico se aventura a fazer no caso do 206. Procure por bucha balança reforçada para 206 ou balança com buchas de poluiretano que são mais caras mas duras muitas vezes mais

      Excluir
  26. ola o meu caso e o seguinte : meu peugeot 206 ano 207 quebra a bieleta do lado esquerdo com frequencia ,comprei o carro com a bieleta quebrada e todas que coloco quebram ,sempre do mesmo lado (parte superior torre esquerda ) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo obrigado por visualizar o blog, isso as vezes é um mistério mesmo para os mais experientes mecânicos mas procure comprar a original da próxima vez ou outra marca, as vezes existe alguma marca que domina certa região e essa pode ser de qualidade inferior e onde você for ou comprar tal marca ela sempre quebra, outra coisa é a suspensão que pode estar empenada ou seu carro já sofreu uma colisão lateral que empenou algo que a bieleta trabalhe forçado, dizem que a do tempra é melhor mas dizem eu não tenho certeza, os kit de rolamentos dos amortecedores talvez possam influir nessa situação, mas vá eliminando por mais barato, troque de marca primeiro e veja se continua o problema, informe-nos sobre o progresso afim de ajudar outros colegas, obrigado.

      Excluir
  27. Olá boa tarde no meu caso o meu peouget 206 está com um barulho na roda ( motorista) tipo vrum vrum e o volante bobo jogando para o lado.já toquei a bieleta estava quebrada mais continua a mesma coisa o q pode ser?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande um profissional verificar sua suspensão que pode seer: coxins dos amortecedores, pivôs, buchas da balança, pneu oval também causa isso se tudo parecer normal veja os pneus.

      Excluir
  28. Olá o meu peugeot 206 quando acelero de primeira e segunda sinto algo trepidando tipo do lado direto (na roda) podem me ajudar

    ResponderExcluir
  29. Ola, tenho uma hoggar escapade 2011 que ja gastei o que nao tinha com pecas e servicos. Troquei bandejas, bieletas, homocimeneticas,pivõs de direcao, e ainda sim um barulho de metal como se tivesse algo frouxo embaixo do carro batendo, so acontence quando passo em quebra molas e ondulacoes. Desanimado com esse carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se for um barulho parecido com um molho de chaves balançando ou um barulho de sininho tocando quando passa ruas esburacadas, lombadas ou ruas de pedra, pode ser pinça ou pastilha de freio frouxa. ( um silicone de alta temperatura pode ajuda tem videos no youtube que ensina ) se esse o problema é simples. Espero ter ajudado!

      Excluir
  30. Boa. noite amigo! Eu mesmo estou trocando a suspensao do meu Peugeot 206sw 206 .
    Sabe me dizer se a marca de bandeja, bieleta, terminal de direção da marca" Birth" Itáliana são boas?
    Me indicarão mas queria ter certeza.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite. Eu mesmo estou efetuando a troca da suspensão dianteira do meu peugeot206sw 2006.
    Sabe me informa se bandeja-bieleta-terminal direção da marca Birth italiana é boa?
    Aparentemente me paresse que só as melhores.

    Quero ter uma certeza para que eu posso comprar...

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, tenho um 207 sw 2009. Está fazendo um varulho na roda dianteira esquerda quando faço curvas para direita e em oscilações na rua. Esse barulho parece uma martelada na lataria, um estalo seco.
    Só faz em oscilações, curvas mais mai fechadas para a adirwita ou em lombada quando passa um pouco mais rapido por elas.
    Isso seria a bieleta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza amigo, ou as buchas da balança mas é bieleta certamente, uma das maneiras grosseiras de se verificar e colocando a mão na haste e balançando para ver a folga deve ser mínima bem justa pois folgada de mais é sinal de desgaste, se qual for o problema comente aqui no blog para ajudar outros colegas.

      Excluir
  33. Boa noite tenho um 207 passion já troquei toda a suspensão dianteira ambos os lados, porem uma batida seca tipo amortecedor estourado persiste somente no lado esquerdo e não aguento mais esse barulho já levei em vários locais, já vai coxim da caixa, amortecedores e batentes são novos, não tem folga na direção, já vai rolamento, já vi terminais. Alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tente fazer um alinhamento e balanceamento nas rodas para ver, troque os pneus dianteiros pelos traseiros, pneus costuma fazer muito isso.

      Excluir
  34. boa tarde. Tenho um 207 ano 2012. Acabei de fazer troca de bieletas, kit coxim, balanças e braço articulador da cx de direção. Coloquei tudo original, mas qdo o carro passa e alguma depressão ou pequenos buracos faz um barulho como se fossem correntes batendo. O barulho é nos dois lados mas está mais alto do lado direito. Oq poderia ser sendo q foi trocada quase a suspensão toda. Obrigado

    ResponderExcluir